AIMA convoca nova leva de imigrantes para atendimento no mutirão
Imigrantes precisam pagar a taxa para ter o horário confirmado.
Texto: Amanda Lima
Nos últimos dias, brasileiros e imigrantes de outras nacionalidades começaram a ser convocados para a estrutura de missão da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Estão sendo chamados pessoas que ingressaram com manifestação de interesse entre os meses de abril e dezembro de 2023.
A convocação é realizada por e-mail, com pedido de pagamento da taxa de serviço, chamada de Documento Único de Cobrança (DUC). O valor varia conforme a nacionalidade. Brasileiros e cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pagam uma taxa menor, de 56,80 euros, enquanto nacionais de outros países precisam investir quase 400 euros.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O prazo de pagamento é de 10 dias. Depois de confirmado, o imigrante receberá um novo e-mail com convocação para atendimento presencial. No agendamento, é feita a checagem dos documentos exigidos e a recolha dos dados biométricos.
O prazo para a marcação varia conforme cada unidade de atendimento. Atualmente, o Governo possui 20 locais da estrutura de missão, sendo o maior posto em Lisboa, inaugurado em setembro. Porto e Braga, duas cidades também com alto número de imigrantes, já possuem os centros. O DN Brasil divulgou recentemente, com exclusividade, a lista completa dos 20 locais. Confira aqui.
A meta é zerar a fila de processos, estimada em 400 mil. O prazo deste mutirão é o início do verão de 2025. Mais de 300 pessoas estão trabalhando, incluindo brasileiros e outros imigrantes, contratados através de associações da área, como a Casa do Brasil e a Lusofonia Cultura e Cidadania.
amanda.lima@dn.pt