Confira os novos locais do mutirão da AIMA
Chega a 20 o número de postos e centros de atendimento espalhados pelo país.
Texto: Amanda Lima
Subiu para 20 o número de locais de atendimento aos imigrantes no mutirão promovido pelo Governo. Mais quatro postos e um centro foram inaugurados recentemente, aumentando a capacidade de agendamentos diários. O DN Brasil obteve com exclusividade a lista dos novos locais.
Um deles é o centro no Porto, a segunda maior cidade do país. É o terceiro centro, seguido de Braga e Lisboa. Na mesma região do Porto há ainda um posto em Matosinhos, criado em parceria com a Câmara Municipal e lançado recentemente.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Os outros quatro postos ficam em Celorico da Beira e Vilar Formoso, ambos no distrito de Guarda, Loulé (Algarve) e Barreiro (distrito de Setúbal). Todos atendem na mesma lógica da estrutura de missão: os imigrantes são convocados por e-mail para comparecer no atendimento. Agora, a capacidade de agendamentos diários sobe para 4 mil, segundo disse o ministro António Leitão Amaro em audiência no Parlamento.
Em nenhum dos 20 postos ou centros as pessoas são atendidas sem serem convocadas previamente. O agendamento é realizado pela Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que envia um e-mail para cada cidadão. No atendimento, é feita a checagem dos documentos requisitados e recolhidos os dados biométricos.
Estão sendo convocadas as pessoas com manifestação de interesse ingressada até o fim do ano passado. O objetivo do Governo é atender todas as pessoas com processos deste tipo em andamento. Para isso, a estrutura de missão conta com uma equipe de quase 300 pessoas e firmou parcerias com a sociedade, como câmara municipais e outras entidades. A meta é que a fila de processos seja zerada até o verão do próximo ano.
Confira a lista completa
Lisboa
Ourém
Almeida
Mangualde
Sever do Vouga
Cabeceiras de Basto
Carregal do Sal
Idanha-a-Nova
Vila Nova de Cerveira
Cantanhede
Barcelos
Oliveira do Hospital
Mafra
Matosinhos
Braga
Celorico da Beira
Vilar Formoso
Loulé
Barreiro
Porto.
amanda.lima@dn.pt