Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Confira os novos locais do mutirão da AIMA
Estrutura de missão da AIMA começou por Lisboa, com atendimementos no Centro Hindu. Foto: Pedro Rocha.

Confira os novos locais do mutirão da AIMA

Chega a 20 o número de postos e centros de atendimento espalhados pelo país.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Subiu para 20 o número de locais de atendimento aos imigrantes no mutirão promovido pelo Governo. Mais quatro postos e um centro foram inaugurados recentemente, aumentando a capacidade de agendamentos diários. O DN Brasil obteve com exclusividade a lista dos novos locais.

Um deles é o centro no Porto, a segunda maior cidade do país. É o terceiro centro, seguido de Braga e Lisboa. Na mesma região do Porto há ainda um posto em Matosinhos, criado em parceria com a Câmara Municipal e lançado recentemente.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Os outros quatro postos ficam em Celorico da Beira e Vilar Formoso, ambos no distrito de Guarda, Loulé (Algarve) e Barreiro (distrito de Setúbal). Todos atendem na mesma lógica da estrutura de missão: os imigrantes são convocados por e-mail para comparecer no atendimento. Agora, a capacidade de agendamentos diários sobe para 4 mil, segundo disse o ministro António Leitão Amaro em audiência no Parlamento.

Em nenhum dos 20 postos ou centros as pessoas são atendidas sem serem convocadas previamente. O agendamento é realizado pela Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que envia um e-mail para cada cidadão. No atendimento, é feita a checagem dos documentos requisitados e recolhidos os dados biométricos.

Estão sendo convocadas as pessoas com manifestação de interesse ingressada até o fim do ano passado. O objetivo do Governo é atender todas as pessoas com processos deste tipo em andamento. Para isso, a estrutura de missão conta com uma equipe de quase 300 pessoas e firmou parcerias com a sociedade, como câmara municipais e outras entidades. A meta é que a fila de processos seja zerada até o verão do próximo ano.

Confira a lista completa

Lisboa
Ourém
Almeida
Mangualde
Sever do Vouga 
Cabeceiras de Basto
Carregal do Sal
Idanha-a-Nova
Vila Nova de Cerveira
Cantanhede
Barcelos
Oliveira do Hospital
Mafra
Matosinhos
Braga
Celorico da Beira
Vilar Formoso
Loulé
Barreiro
Porto.

amanda.lima@dn.pt

Leia também

Curso de Direito da Universidade de Lisboa vai reduzir mensalidade para brasileiros
Valor nas licenciaturas vai baixar pela metade já no próximo ano letivo. Os brasileiros são, atualmente, 21% de todos os alunos matriculados na FDUL.
Consulado do Brasil em Lisboa lança canal no WhatsApp
A medida havia sido anunciada com exclusividade pelo DN Brasil, na entrevista com o novo cônsul Alessandro Candeias.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais