Universidade de Coimbra.
Universidade de Coimbra.Foto: Miriam Pereira / Unsplash

AIMA anuncia "plano de regularização documental" para estudantes

A agência destaca que já foram realizados 690 agendamentos para estudantes do ano letivo 2024/2025.
Publicado a

A Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) anunciou nesta quinta-feira (16) um "plano de regularização documental" para estudantes estrangeiros. "A AIMA está a implementar um plano de regularização documental de estudantes universitários de países terceiros nas Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas", explica a agência em nota publicada no Linkedin.

A agência destaca que já foram realizados 690 agendamentos. Estes casos são ainda referentes a estudantes do ano letivo iniciado no outono passado (2024/2025). "Foram sinalizadas pelas IES necessidades relativas ao corrente ano letivo 2024/20252 cuja situação documental ainda não se encontrava totalmente regularizada", ressalta a AIMA.

Segundo a nota, é "intenção da Agência regularizar todos os processos pendentes". O objetivo da ação é também regularizar os estudantes do ano letivo 2025/2026 a tempo, para evitar situações dos anos anteriores. Como o DN publicou na primavera passada, haviam casos de estudantes do Brasil em Portugal há mais de 300 dias, sem conseguir contato com a agência.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Sem o título de residência, os universitários e universitárias ficam privados de atividades como viajar fora do território nacional e trabalhar. Além disso, também não podem ter acesso a direitos como número de utente, para garantir cuidados de saúde.

De acordo com a AIMA, o plano agora lançado vai "garantir a obtenção atempada da competente autorização de residência num curto espaço de tempo". A entidade não deixa claro se serão renovações de títulos de residência de estudantes ou a emissão da primeira autorização de residência por troca do visto no passaporte. O DN Brasil enviou este e outros questionamentos para a AIMA e aguarda resposta.

Segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), no ano letivo de 2022/2023, estavam inscritos 78.113 estudantes de nacionalidade estrangeira no ensino superior em Portugal. Estas são as estatísticas mais recentes disponíveis pelo Governo português. Os brasileiros compõem a maioria dos estudantes estrangeiros inscritos nas universidades portuguesas.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Universidade de Coimbra.
Renovações serão resolvidas "brevemente" e centro de contato com a AIMA está garantido, diz secretário
Universidade de Coimbra.
Rosa Vasconcelos: “Atrasos nos vistos dos estudantes internacionais são preocupação. Tem efeito bola de neve”
Diário de Notícias
www.dn.pt