Adriana Calcanhotto, Djavan e mais: confira programação do Festival Jardins do Marquês
O festival em Oeiras começa no dia 3 de julho. Além dos artistas brasileiros, programação conta a presença de nomes internacionais, como Patti Smith.
Texto: Nuno Tibiriçá
O Festival Jardins do Marquês, em Oeiras, vai para sua quarta edição com um cartaz de respeito. Realizado nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, o festival acontece entre os dias 3 e 10 de julho, com a presença de artistas brasileiros como Adriana Calcanhotto, Djavan, Toquinho e Yamandu Costa. Nomes do cenário internacional, como Patti Smith, também confirmam presença no evento.
No dia 3 de julho, a programação começa com um ritmos latinos. Juan Luis Guerra (República Dominicana) e a banda Los Romeros (Espanha) são as atrações da abertura do festival, que também vai ter a presença da portuguesa Cristina Clara.
No segundo dia, o sotaque brasileiro começa a tomar conta do evento, com a performance da paulista Joyce Cândido, sambista que já atuou ao lado de grandes nomes da MPB, como Elza Soares, João Bosco e Beth Carvalho. O carioca Danilo Caymmi é outro que se apresenta no dia 4, ao lado da americana Stacey Kent.
Já no dia 5, é a vez de Adriana Calcanhotto se apresentar no festival. Um dos mais populares nomes da música brasileira desde os anos de 1990, a gaúcha sobe ao palco ao lado de Domenico Lancellotti (bateria), Pedro Sá (guitarras), Guto Wirtti (contrabaixo), Jorge Continentino (saxofone, flauta e teclados), Diogo Gomes (trompete) e Marlon Sette (trombone).
No mesmo dia 5, outro brasileiro entra em cena, este já muito acostumado com shows em Portugal. Leo Middea, carioca radicado em Lisboa há sete anos e finalista do Festival da Canção. Em 2023, o jovem artista atuou em 65 shows, passando por oito países diferentes.
Tabanca Djaz (Guiné Bissau) e Patti Smith (EUA) são alguns dos destaques dos dias 6 e 7, respectivamente. O festival faz uma pausa no dia 8 e volta no dia seguinte com o Brasil, novamente, bem representado, em um dos shows que promete grandes momentos: o brasileiro Yamandu Costa, um dos maiores violonistas do mundo, sobe ao palco junto de um dos seus grandes parceiros na música, o português António Zambujo. A dupla, envolvida em colaborações há mais de uma década, abre alas para a apresentação de outro dueto. No mesmo dia 8, Toquinho, ícone da música brasileira, performa ao lado da jovem cantora Camilla Faustino.
A programação do festival se encerra no dia 9 de julho, quando o incansável Djavan se apresenta com show pela turnê do seu novo álbum, intitulado “D”. O autor de “Fato Consumado” e “Maçã do Rosto” terá ao seu lado os músicos Marcelo Mariano (baixo), Felipe Alves (bateria), João Castilho (guitarra), Paulo Calasans (piano, teclado), Renato Fonseca (teclado), Jessé Sadoc (trompete, flugelhorn) e Marcelo Martins (saxofone, flauta). O último dia de evento também terá a performance da banda brasileira A Cor do Som, que também tem show marcado no Festival MIMO, em Amarante.
Os ingressos para o festival Jardins do Marquês já podem ser adquiridos neste link. O preço varia entre os €25 e €70.
nuno.tibirica@dn.pt