Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Web Summit: brasileira fez a curadoria de startups lideradas por pessoas negras
A brasileira já perdeu vagas de emprego em Portugal por ser negra. Foto: Paulo Spranger

Web Summit: brasileira fez a curadoria de startups lideradas por pessoas negras

A carioca Elisângela Souza, fundadora da IDE Social Hub, foi escolhida pelo Web Summit para fazer a curadoria.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

O trabalho de escolha de startups fundadas por pessoas negras para o Web Summit Lisboa foi liderado por uma brasileira. Elisângela Souza, fundadora da IDE Social Hub, fez a curadoria para o evento, em um trabalho de campo que envolveu a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A imigrante conta ao DN Brasil que o convite surgiu após a participação no evento de 2022. "Eu fui parte desse grupo minorizado representando essa delegação em 2022. E a partir disso nós construímos uma relação de parceria e aí veio o convite", destaca. Elisângela acionou seus contatos para encontrar os melhores cases para o evento. "Eu ouço muitas desculpas quando as organizações portuguesas falam que não encontram as pessoas, mas é só saber procurar", explica.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Nesta edição, a imigrante escolheu cinco empresas, de Portugal, Brasil e Cabo Verde. Mas a brasileira considera o número muito baixo. "Precisamos melhorar esses números nas próximas edições. Por isso que é tão importante fazer esse trabalho e construir essa relação de parceria", ressalta.

Segundo a brasileira, outro desafio é fazer com que estas empresárias e empresários sintam-se pertencentes a este meio. "As pessoas também não se mostram, não mostram o seu trabalho, porque não se sentem pertencentes a esses locais. O trabalho é também de desconstruir o mindset, para que se sintam pertencentes", analisa.

Ao passo que se sente privilegiada por estar nesta posição, a brasileira também destaca que é uma "baita responsabilidade" fazer esse trabalho, que considera "urgente" em todo o mundo. "Eu sinto que estou cumprindo minha missão em relação à possibilidade de aumentar realmente esse número e essa agenda", pontua.

Afromeet

Além da curadoria das empresas black founders, Elisângela realiza hoje (14) o Afromeet, um evento dedicado à comunidade afro no Web Summit Lisboa. Será na Casa do Comum, às 17h, com palestrantes do Brasil, Portugal e Cabo Verde. "Estou muito feliz porque eu consegui trazer um time incrível de Brasil, Portugal e África, sendo representado por Cabo Verde", ressalta ao DN Brasil.

De acordo com a empresária, o objetivo é "criar um espaço de diálogo e colaboração para ampliar a representatividade e fortalecer a participação de afrodescendentes no setor digital". Mais de 100 pessoas já estão confirmadas.

As palestras vão ser realizadas por Lisiane Lemos, secretária de Inclusão Digital e Políticas de Equidade do estado do Rio Grande do Sul, Milton Cabral, coordenador do Cabo Verde Digital e Marlysson Silva, CEO do Transfero Group, além de Elisângela. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. A inscrição pode ser realizada neste link.

amanda.lima@dn.pt

Leia também

Inclusão, diversidade, equidade: conheça a primeira brasileira negra a criar uma startup de impacto social na Europa
Depois de uma entrevista de emprego em que a cor da pele “incomodou”, Elisangela criou o IDE Social Hub. Agora, prepara a 2ª edição de um evento internacional para discutir inovação, impacto social positivo, inclusão e sustentabilidade nas empresas.
Florianópolis escolhe Lisboa para lançar Startup Summit
Evento foi lançado em Lisboa nesta noite, em uma programação paralela ao Web Summit.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais