Prestes a iniciar digressão por Portugal, gaúcho Rod Krieger lança nova música nesta sexta-feira
Artista lança último single do álbum Assembleia Extraordinário, que estreia em outubro.
Texto: DN Brasil
Preparando o lançamento de seu novo álbum, Assembleia Extraordinário, o artista gaúcho Rod Krieger lança o último single do disco nesta sexta-feira (13). Vivendo entre o Rio de Janeiro e Lisboa, Krieger editou uma versão própria da música Cabelos Longos, lançada por Alceu Valença em 1974. Em outubro, o artista faz uma série de shows em Portugal no âmbito da divulgação do álbum, que será lançado no próximo dia 4.
A digressão se inicia no dia 11, quando Krieger se apresenta no Texas Club, em Leiria. Em Portugal, ele ainda tem espetáculos no dia 18, no Festival Impulso, em Caldas da Rainha, e dia 19 no Socorro, no Porto. Outras datas ainda serão divulgadas. No Brasil, Rod estreia no Rio de Janeiro no dia 11 de dezembro e tem também show marcado em São Paulo no dia 14.
Rod Krieger mistura Space Rock e batidas eletrônicas com suas primeiras influências de bandas folk-psicodélicas dos anos 60/70. O primeiro single solo, Louvado Seja Deus, de 2018, conta com a participação de Arnaldo Baptista, um dos membros fundadores da banda Os Mutantes.
Já o álbum que marca a estreia do projeto solo, A Elasticidade do Tempo, foi lançado em 2020 com videoclipes das músicas Todos Gostamos de Você, Raio, Cores Flamejantes e Despertar. Em nota, o artista que diz ter mergulhado mais a fundo na discografia brasileira justamente quando veio para Portugal, em 2019, explicou a escolha por editar Cabelos Longos para o próximo álbum.
"Penso que essa letra ainda faz sentido mesmo cinquenta depois. O tom irônico e sarcástico condiz muito com pensamentos que tenho em relação aos dias de hoje", disse Krieger, que teve a companhia do músico Fabio Kidesh na gravação da música. Nesta versão de Cabelos Longos, Kidesh traz o sitar, um instrumento indiano, para a melodia.
Entre Rio e Lisboa, o artista prepara também um filme do disco em parceria com o fotógrafo Daryan Dornelles que será lançado no ano que vem e terá os vídeos das músicas e algumas imagens documentais. Até o momento, Rod Krieger já lançou os singles Cai o Sol e Sobe a Lua e Este Comboio Não Para em Arroios, inspirada em Lisboa. A frase ouvida foi muito ouvida pelos passageiros que circulavam pela Linha Verde do metrô da capital portuguesa entre 2017 e 2021, quando a estação estava em obras.
dnbrasil@dn.pt