Virada gelada: a tradição do banho de mar no Ano Novo em Portugal

Virada gelada: a tradição do banho de mar no Ano Novo em Portugal

Publicado a

Texto: Nuno Tibiriçá

Mergulhar no mar gelado em pleno inverno pode parecer estranho para os brasileiros, mas é uma tradição de virada de ano mais do que comum na Europa, inclusive em Portugal. Inspirados por práticas semelhantes em países como França, Holanda, Suécia e Alemanha, muitos portugueses e visitantes estrangeiros optam por iniciar o ano de uma forma… gelada!

Mesmo com temperaturas médias do mar por volta dos 15°C, cidades costeiras portuguesas como Carcavelos, Matosinhos e Nazaré, além da região do Algarve, se tornam palco dessa prática inusitada. Na manhã do dia 1º de janeiro, grupos de amigos, famílias e até clubes de nadadores amadores se reúnem para dar o primeiro mergulho do ano. Para alguns, encarar o frio é símbolo de coragem e de renovação para um novo ciclo. Para outros, é apenas divertido.

No caso dos brasileiros, acostumados ao calor escaldante do verão - e temperaturas médias do mar de 25°C nesta época, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - a ideia de mergulhar em águas a 15°C pode parecer quase impraticável. Além disso, no Brasil, o mar está muito associado às festas de Réveillon, onde é comum aproveitar as praias não só para comemorar, mas também para pular as famosas sete ondinhas para dar sorte.

Portugueses posam para foto após primeiro mergulho do ano na Praia de Carcavelos. Foto: Jorge Amaral.

Já em Portugal, o banho de mar na virada ocorre em menor escala e é menos ligado a superstição, sendo visto mais como um ato de conexão com o mar, mesmo nos meses mais gelados do ano. Para quem deseja participar dessa tradição, vale se preparar com roupas quentes para antes e depois do mergulho – e, acima de tudo, com coragem de sobra para enfrentar a água fria.

No primeiro dia de 2025, a previsão do tempo de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que a média de temperatura em Faro, no Algarve, não passará dos 16°C. Já no Porto e em Lisboa, as máximas ficaram em torno dos 16°C e 15°C, respectivamente. As temperaturas médias mínimas em torno do país para o mesmo dia ficam nos 8°C. Haja vontade de passar frio!

E você, imigrante que vive em Portugal, vai se aventurar a experimentar essa tradição tão europeia quanto portuguesa? Se vale uma motivação, fica aqui a dica de que não há melhor forma de abraçar o novo do que sair da zona de conforto – nem que isso signifique desafiar o Atlântico em pleno inverno.

nuno.tibirica@dn.pt

Leia também

Diário de Notícias
www.dn.pt