Vem do Brasil para Portugal? Prepare-se para demoras no aeroporto
Foto: Tiago Petinga / Lusa

Vem do Brasil para Portugal? Prepare-se para demoras no aeroporto

Novo sistema de controle recém implementado fez com que aumentasse o tempo de espera na fila da imigração.
Publicado a

Brasileiros e demais passageiros de fora da União Europeia (UE) devem contar com filas e demoras na chegada ao Aeroporto de Lisboa. Em geral, a chegada do mês de junho faz com que os tempos de espera sejam maiores. No entanto, o motivo dos atrasos recentes é a recém implementação de novos sistemas de controle de passageiros.

Apesar de a situação estar sendo estabilizada nos últimos dias, ainda é necessário contar com filas na chegada. Há relatos de tempos que espera que passam de 4 horas na imigração.

Ao DN Brasil, o CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, alerta que, "caso os passageiros percam voos de conexão, as companhias aéreas têm a obrigação de colocá-los no próximo voo disponível para o seu destino ou emitir reembolsos se o cliente não quiser mais viajar".

No entanto, que quando um voo ou conexão é perdido por causas alheias às companhias, não há direito de compensação.  “Quando acontecem circunstâncias extraordinárias nos aeroportos, os passageiros também têm direito a cuidados e assistência, com alimentação e bebidas”, detalha Anton.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Outra orientação do especialista é "guardar toda a informação e provas, incluindo comunicações de cancelamento ou atraso, assim como os recibos de despesas adicionais". Os documentos podem ser úteis em caso de solicitar compensações por cancelamentos ou atrasos. 

No limite

A situação atrapalha não só os passageiros, mas também os próprios profissionais do aeroporto. Nesta última semana, agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) chegaram ao limite, inclusive com casos de desmaio devido ao elevado índice de estresse no trabalho, denunciou Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP).

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) admite que "todos os polícias que estão na fronteira aérea recebem o primeiro embate" das alterações com a implementação do novo sistema de controlo nos aeroportos do país, que traz "inúmeros desafios".

"Estamos conscientes do elevado espírito de missão e dedicação com que os nossos polícias têm respondido às necessidades operacionais, muito para além do que é exigido, estando a PSP focada em garantir uma fronteira segura e resiliente", informa a direção, na resposta enviada ao DN.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção semanal e um site do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Vem do Brasil para Portugal? Prepare-se para demoras no aeroporto
PSP antecipa reforço de verão para aeroporto após caos e desmaio de polícias no controlo de fronteiras
Vem do Brasil para Portugal? Prepare-se para demoras no aeroporto
SSI começa implementação de novos sistemas de controlo de passageiros de fora da UE
Diário de Notícias
www.dn.pt