Transporte público: conheça os mais populares e saiba quanto custam os principais meios
Desembarcou na terrinha e vai começar a desbravar por aí? O DN Brasil traz um guia com tudo o que é preciso saber para andar nos transportes públicos que ligam as principais cidades de Portugal, inclusive um glossário, já que alguns meios têm nomes diferentes no Brasil.
Texto: DN Brasil
Desembarcou na terrinha e vai começar a desbravar por aí? O DN Brasil traz um guia com tudo o que é preciso saber para andar nos transportes públicos que ligam as principais cidades de Portugal, inclusive um glossário, já que alguns meios têm nomes diferentes no Brasil.
Autocarros - Ônibus
Os ônibus em Portugal são chamados de autoccaros e são os principais meios de transporte em muitas cidades. A passagem municipal custa em média dois euros. Usuários sem cartão de transporte (veja abaixo) pagam diretamente ao motorista. Uma dica é ter moedas ou notas de baixo valor para facilitar o troco.
Muitos são confortáveis, equipados com ar-condicionado e oferecem opções para diversas áreas da cidade, mas pecam na pontualidade. Em algumas situações, os atrasos giram em torno de meia hora ou mais.
Metro - Metrô
O metrô em Portugal é escrito como no Brasil, porém sem acento, resultando em um som diferente, pronunciado como “metro” (de metragem). Lisboa e Porto são as únicas cidades com metrô e, em geral, são conhecidos por sua pontualidade. O bilhete pode ser comprado em terminais nas próprias estações. Outra opção é utilizar o cartão do banco e pagar pelo sistema contactless da catraca, cá chamada de torniquete.
Importante manter o bilhete de entrada, pois na saída haverá outra barra de acesso. Quem usou o contactless, basta passar o cartão de banco novamente. O valor é cobrado apenas uma vez e o preço fica em torno de dois euros.
Comboios - Trens
Sinônimo do brasileiro trem, o comboio é bastante utilizado em Portugal para deslocamentos metropolitanos. Conectam cidades próximas e percorrem também trajetos de norte a sul do país. Reconhecidos por sua pontualidade e conforto. Preços variam de acordo com a distância percorrida.
Elétricos - os bondinhos
Os tradicionais bondinhos são famosos em Lisboa e Porto e populares entre os turistas, mas também por moradores para chegar a determinadas zonas da cidade.
Barcos
Fazem a travessia do Rio Tejo em Lisboa, com cinco ligações fluviais operadas e mais de 30 navios de passageiros, incluindo catamarãs e embarcações convencionais. Distribuídos por nove terminais/estações, proporcionam uma integração eficiente com diversos modos de transporte na área metropolitana de Lisboa. O valor gira em torno de três euros.
Bicicletas e trotinetes - patinetes
Porto e Lisboa têm bicicletas e patinetes elétricos para alugar, chamados de trotinetes em Portugal. O custo fica em torno de 20 cêntimos por minuto, mais o valor do desbloqueio, entre 50 cêntimos e um euro. A taxa mensal tem preços entre 10 a 60 euros. Em Lisboa, todos os residentes que possuem o passe Navegante têm acesso gratuito a bicicletas da rede GIRA.
Cartão de transporte público mensal
Há bilhetes mensais nas principais cidades, em que se paga um único valor para utilizar o transporte público durante todo o mês. Em Lisboa, é o passe Navegante, no Porto o Andante.
Os dois permitem o carregamento para uso de todos os transportes, mas o usuário pode escolher: para circular apenas dentro da cidade o valor do passe é de 30. Para uso em todos os municípios da região metropolitana, o custo é de 40 euros.
Estudantes têm direito ao transporte público gratuito, com exigências específicas e condições diferentes de idade em cada região. Normalmente, o passe gratuito vale para estudantes até 23 anos.
Como tirar o cartão de transporte público mensal?
1) Identifique o ponto de solicitação:
Localize o ponto de solicitação, geralmente situado em uma estação de metrô. Certifique-se de verificar na sua cidade qual é o local específico para solicitar o passe.
2) Documentação necessária:
• NIF (Número de Identificação Fiscal)
• Fotos 3X4
• Formulário de requisição, disponível nos pontos de solicitação.
3) Dirija-se ao ponto de solicitação e preencha o formulário de requisição com as informações necessárias.
A emissão do passe mensal pode levar até 10 dias úteis e custa sete euros aproximadamente. A urgência reduz o prazo para cerca de um dia útil, mas o custo é 12 euros. O ideal é sempre verificar em sua cidade quais são os pontos de solicitação e quais os documentos necessários para obter o cartão.
Aplicativos de transporte público
Para facilitar a locomoção, diversos aplicativos, ou 'aplicações', como se fala em Portugal, estão disponíveis. Conheça alguns deles.
1) Anda
Permite viajar nos transportes públicos da área metropolitana de Porto. O app é uma alternativa ao cartão Andante, podendo ser realizado o pagamento e utilizado nos transportes.
2) Citymapper
Oferece informações sobre metro, autocarros, comboios, barcos e pedestres de Lisboa.
3) Moovit
Permite o planejamento de viagens de transportes públicos em várias cidades do mundo.
4) Carris
Fornece informações em tempo real sobre a localização dos autocarros e estimativas de chegada em Lisboa e região metropolitana.
5) CarrisWay
Permite recarregar passe Navegante e outros tipos de transporte através do celular.
6) CP
Horários de todos os comboios, incluindo os urbanos, por estação.
7) TTSL
Informações em tempo real sobre a circulação de barcos no Tejo, incluindo a lotação de passageiros e número de bicicletas por navio.
8) Pick Hub
Combina rotas de vários tipos de transporte nas cidades, oferecendo atualizações em tempo real dos horários e a opção de pré-agendar um percurso. Também possibilita o carregamento de passes.
9) Google maps
Informações sobre trajeto, opções e horários de autocarro, comboios e metros de diversas cidades.
dnbrasil@dn.pt