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Educação: 40% dos imigrantes no ensino médio em Portugal reprovam de ano

As reprovações de estudantes estrangeiros que cursam o ensino médio em Portugal, o chamado "secundário", estão diminuindo, mas 40% deles não conseguem passar de ano.

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Educação: 40% dos imigrantes no ensino médio em Portugal reprovam de ano

Texto: Agência Lusa / DN Brasil

As reprovações de estudantes estrangeiros que cursam o ensino médio em Portugal, o chamado "secundário", estão diminuindo, mas 40% deles não conseguem passar de ano, segundo dados do ministério da Educação.

O ensino secundário português tem duração de três anos, mesmo período do ensino médio no Brasil. Números do portal Infoescolas, que se baseiam em informações repassadas pelas escolas e pelo Júri Nacional de Exames, mostram que 60% dos imigrantes concluíram os cursos científico-humanísticos do secundário em três anos no ano letivo de 2021/2022,

Nos últimos três anos, houve um aumento gradual dos que conseguiram concluir o secundário no tempo esperado. Em 2019/2020 eram apenas 47% e no ano seguinte já eram 54% do total.

Os estrangeiros representavam apenas 6% do total de alunos do ensino secundário que frequentavam as 589 escolas da área continental de Portugal no ano letivo 2021/22.

Nesse ano, 81% de todos os alunos inscritos conseguiram terminar o secundário sem nunca perder um ano. Porém, o sucesso é menor nas escolas situadas em zonas econômica e socialmente mais desfavorecidas, conhecidas como escolas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).

Há uma pequena diferença de um ponto percentual entre o universo de todos os alunos (80%) e os que frequentavam as escolas TEIP (79%).

Olhando apenas para os alunos mais vulneráveis, os dados mostram que frequentar uma escola que está fora de uma área mais pobre é benéfico, uma vez que a taxa de sucesso dos alunos que frequentam as escolas TEIP é de 75%, um ponto percentual abaixo dos alunos com Apoio Social Escolar que frequentam as outras escolas (76%).

Também entre os alunos mais pobres houve uma melhoria ao longo dos três anos em análise, passando de uma taxa de sucesso de 62% no ano letivo de 2019/2020 para 76%.

Os dados mostram ainda que os alunos do curso de ciências e tecnologias são os que menos reprovam (82% terminaram no tempo esperado), seguindo-se os de Línguas e Humanidades (78%), Ciências Socioeconômicas (78%) e Artes Visuais (74%), segundo dados de 2021/2022.

caroline.ribeiro@dn.pt

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