Porto Digital lança Programa de Internacionalização de Empresas Inovadoras
O projeto é voltado para apoiar startups e empresas de tecnologia que tenham interesse em expandir suas operações para o mercado europeu.
Texto: Nuno Tibiriçá
Na última quarta-feira (30), a sede do Porto Digital Europa, em Aveiro, realizou a cerimônia de lançamento do Programa de Internacionalização de Empresas Inovadoras. Com a presença da governadora do estado do Pernambuco, Raquel Lyra e do diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem, foi anunciada a abertura das inscrições do programa que tem como objetivo facilitar a chegada das empresas pernambucanas de base tecnológica na Europa.
"Esse programa será uma excelente oportunidade de ajudar os negócios que já estão em fase de escalar, mas que faltava apenas um empurrãozinho para se internacionalizarem. Queremos ver essa parceria gerando frutos e nos dando muito orgulho de ver o Brasil cada vez mais presente na Europa”, afirmou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
Serão selecionadas dez empresas para participarem do programa que tem dez meses de duração, iniciando com quatro meses de atividades online seguidos por seis meses presenciais, em Portugal. Para se inscrever, as empresas devem ter CNPJ constituído em Pernambuco, apresentar receita recorrente e contar com pelo menos dois sócios ou gestores dedicados ao negócio. Após a seleção, as empresas selecionadas deverão investir R$ 9.681,75 como contrapartida no programa.
“Esse suporte que estamos dando a essas empresas é apenas o primeiro passo delas na Europa. Tenho certeza de que esses empresários terão um futuro brilhante e de muito sucesso com a internacionalização de suas empresas”, afirma Heraldo Ourem.
Entre os principais benefícios oferecidos pelo programa estão o subsídio para a formalização da empresa na Europa, incluindo suporte fiscal, jurídico e para registro na Junta de Comércio de Aveiro e o acesso a espaço de coworking e infraestrutura completa no Porto Digital Europa, visitado pelo DN Brasil no início deste mês. As empresas também contarão com contabilidade dedicada por seis meses, além do apoio de especialistas em internacionalização e a facilitação de conexões com clientes e parceiros locais.
Os participantes também receberão auxílio na captação de recursos por meio de linhas de fomento europeias, potencializando suas oportunidades de expansão no mercado europeu. As inscrições para participar da seletiva estão abertas até 18 de dezembro e podem ser feitas através deste link.
nuno.tibirica@dn.pt