Crônica: limas ou Limões? - O game show
"No meu último texto, tentei iniciar uma conversa sobre um tema... delicado. E, surpreendentemente, não tive a resposta que esperava do público-alvo".
Texto: Diogo Batalha
No meu último texto, tentei iniciar uma conversa sobre um tema... delicado. E, surpreendentemente, não tive a resposta que esperava do público-alvo.
Talvez este silêncio seja um indicativo de que o tema ainda é desconfortável para alguns.
Ou, talvez, seja como diz uma criadora no TikTok: “se sei o meu gosto musical e, mesmo assim, pulo as canções da playlist que eu mesma criei, imagine se iria me importar com a opinião dos outros, não é mesmo?”.
Espero que não seja isto. E que estejamos apenas no início de um diálogo que precisa acontecer - sobre como integrar a comunidade brasileira.
Por isso, vamos direto ao ponto: as marcas em Portugal têm uma grande oportunidade nas mãos.
A pesquisa de hábitos de consumo da OnStrategy mostra que os consumidores portugueses mais idosos tendem a ser fiéis às marcas que já conhecem, enquanto os jovens, mais abertos ao novo, representam um público menor.
Se considerarmos que Portugal é dos países mais envelhecidos do mundo, isto limita as possibilidades de crescimento para muitas empresas. Mas existe uma alternativa que está se tornando cada vez mais relevante: a comunidade brasileira em Portugal.
A comunidade brasileira, que cresceu mais de 300% desde 2017, representa hoje 35,5% da população imigrante.
Este público multicultural é jovem e majoritariamente feminino. E já movimenta a economia e traz inovação ao mercado local. Basta olhar para exemplos simples, como o pão de queijo, que ganhou popularidade nas prateleiras portuguesas (sendo carinhosamente apelidado de “bolinhas de queijo” por alguns locais).
Mas aqui vai uma ideia que ofereço gratuitamente a qualquer marca que queria trazer isso à vida:
Um game show voltado para brasileiros recém-chegados a Portugal. Um programa que pode, de forma divertida, testar o conhecimento dos participantes sobre a cultura e expressões portuguesas.
Imagine só: ao sair do aeroporto, os participantes são escolhidos para um desafio que envolve traduzir expressões típicas de Portugal.
"O autoclismo da casa de banho avariou" – o que isso significa?
Ou então, se dizem "o ponta de lança fez um falhanço ao poste" – sobre o que estão a falar?
Caso os participantes falhem nas respostas, calma! Há uma segunda chance de ganhar: basta equilibrar uma bandeja com shots de medronho, enquanto tentam simular a mesma jogada do Éder na final da Euro 2016 - sem derramar uma gota do mais portugueses dos líquidos, é claro!
O programa poderia se chamar "Limas ou Limões?", e seria uma excelente oportunidade para marcas que desejam associar-se à diversidade e à inclusão. Ao patrocinar um conteúdo como este, as marcas estariam promovendo entretenimento original e inclusivo, ao mesmo tempo que constroem uma ponte direta com esse público multicultural.
Quem sabe... podemos chamar um apresentador icônico para dar vida ao projeto.
Pensando bem, alguém tem o contato do Herman José?
Aposto que ele adoraria comandar esse show.
Diogo Batalha é redator há quase duas décadas (e desde 2015 vive em Portugal). É aracajuano desde que nasceu e detesta que não saibam onde Aracaju fica no mapa. Pai de uma pequena portuguesa, tenta achar palavras para explicar até mesmo o que ainda não consegue compreender.