Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Bloco Oxalá Mirim organiza evento cultural de angariação de fundos em Lisboa

Evento arrecadará fundos para o projeto comunitário que atua em bairros periféricos da capital portuguesa.

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Bloco Oxalá Mirim organiza evento cultural de angariação de fundos em Lisboa
Bloco Oxalá Mirim nasceu em Lisboa em 2013. Foto: Divulgação

Texto: DN Brasil

No dia 28 de setembro, Lisboa será palco de uma noite especial de música, cultura e solidariedade. A Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho, recebe a Banda Oxalá, em um espetáculo dedicado à arrecadação de fundos para a construção do projeto comunitário Oxalá Mirim. Este projeto atua em dois bairros periféricos da cidade e busca promover a inclusão social através da arte e da educação.

Entre as atrações do evento, estão os DJ set´s de Puro Suco, uma demonstração de capoeira e um show do Trio Dani Sou. A banda Oxalá se apresenta em dois momentos, com um show e um cortejo de Carnaval, no qual interpretarão o melhor do Axé, através de músicas de artistas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Banda Mel.

Nascido em 2013, o Oxalá Mirim é uma iniciativa do português André Piteira que, ao conhecer o Carnaval baiano em visita ao Brasil, se apaixonou pela cultura carnavalesca do país. Ao voltar para Portugal, criou o Oxalá Mirim, um dos primeiros blocos de Carnaval na terrinha. Inspirado no que viu na Bahia, quis que a iniciativa fosse também um projeto social.

"Uma das coisas que fez eu me apaixonar pelo samba-reggae e pela Bahia foi ver como o trabalho da percurssão era tão importante no meio dos bairros e quis trazer esse modelo para cá. Hoje, temos trabalhado nos bairros periféricos de Lisboa, em Trajouce, Abóboda e vamos ter agora um grupo de crianças também no Bairro Oriente", conta André em conversa com o DN Brasil.

No decorrer desta última década, André enfrentou dificuldades para conseguir financiamento e viabilizar financeiramente o projeto. Desta vez, tenta de outra forma encontrar parceiros para sua iniciativa: daí a ideia da festa em Alcântara no próximo sábado.

"Antes fazia a coisa de uma forma muito local, no bairro. Agora, estamos crescendo um pouco mais, temos também um grupo de adultos, que criamos em 2019 e saímos mais à rua para cortejos, estamos fortalecendo nossas redes sociais também. Fazendo mais eventos desses como o de sábado, podemos juntar mais pessoas e quem sabe, chamar a atenção de Juntas de Freguesia, das Câmaras Municipais, para ver se podemos ter mais apoios e crescer", afirma.

Com início às 19h, o a festa do Bloco Oxalá Mirim convida toda a comunidade a se unir por uma boa causa, celebrando a música e a cultura brasileira enquanto contribui para o fortalecimento do projeto e os bilhetes para o evento já se encontram disponíveis para venda. As entradas custam €5 e podem ser adquiridas neste link.

Bloco Oxalá Mirim

Data: sábado (28 de setembro)

Local: Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho

Horário: 19h

Preço: €5

dnbrasil@dn.pt

Leia também

União dos Blocos do Carnaval de Lisboa continua busca por recursos para 2025
A cada feira a programação inclui apresentações culturais, workshops, exposições, artistas no palco, cortejos dos blocos e atividades para as crianças, ocupando tanto a área externa quanto interna da Fábrica Braço de Prata.
Escritor brasileiro passa em seleção cultural com projeto de livro sobre escravo que virou nobre em Portugal
Bruno Ribeiro foi selecionado para uma residência de duas semanas com o projeto de um romance histórico sobre João de Sá “Panasco”
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais