Universidade brasileira articula estágios em Portugal para alunos de tecnologia
Está em negociação um acordo para que estudantes brasileiros da área de tecnologia possam fazer estágios profissionais em Portugal. Na semana passada, uma comitiva da a Universidade Tiradentes (UNIT) esteve no Porto Digital Europa, em Aveiro para negociar a iniciativa.
A previsão é que, inicialmente, 10 estudantes dos cursos técnicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação – cinco de Sergipe e cinco de Pernambuco. A ação é um desdobramento do trabalho já realizado com o Porto Digital no Brasil – um dos principais polos de inovação da América Latina, que abriga mais de 350 empresas e cerca de 15 mil profissionais, no Bairro do Recife, em Recife.
“Acreditamos que a formação acadêmica de excelência vai além da sala de aula. Queremos dar aos nossos alunos a oportunidade de viver a tecnologia aplicada em escala global, preparando-os para atuar em ecossistemas altamente competitivos”, disse o reitor Diogo Galvão, citado em comunicado de imprensa.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Já o diretor acadêmico da Unit Sergipe, Marcos Wandir Lobão, a presença do Porto Digital em Aveiro abre uma oportunidade estratégica para internacionalizar o ecossistema de inovação da Unit. “Nosso objetivo principal é construir um modelo de residência com mobilização internacional para o Porto Digital Europa, envolvendo os estudantes dos cursos de tecnologia da informação da Unit Sergipe e Unit Pernambuco. Para isso, estamos articulando com o Porto Digital Europa, o Parque de Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro, a Prefeitura de Aveiro e também com algumas empresas de Aveiro”, ressaltou.
A expectativa é de que o programa esteja em operação em 2026, com alunos brasileiros realizando estágios em empresas e centros de pesquisa localizados em Aveiro. A cidade tornou-se um pólo tecnológico em Portugal, com a presença de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, além de ser a escolha para internacionalização de muitas empresas brasileiras.
amanda.lima@dn.pt