“Uma novela sobre sonhos, sobre mudar a própria vida”, diz autor de trama sobre imigração em Portugal
João conta ao jornal alguns detalhes dos personagens que vão tentar essa mudança de vida em Portugal, mas sem a romantização vista com tanta frequência nas redes sociais. “Os personagens vão passar por muitos desafios”, explica.
Texto: Amada Lima
As novelas brasileiras tradicionalmente tratam de assuntos que refletem a realidade da sociedade, dos mais cotidianos aos mais complexos. A exponencial mudança de brasileiros para Portugal é uma destas realizadas nos últimos anos. Esta é uma das motivações da novela Mania de Você, que terá como um dos temas a imigração de brasileiros deste lado do oceano.
O DN Brasil conversou com exclusividade com João Emanuel Carneiro, o autor da trama, que já teve cenas gravadas no Porto e em Lisboa recentemente. “Eu acho muito impressionante o movimento de brasileiros indo morar em Portugal. Alguns personagens da novela irão tentar a vida no país”, revela. Mudar de país é, na maioria das vezes, tentar de mudar de vida, e isso vai fazer parte da novela". A história é sobre a promessa de um futuro, sobre sonho. A novela trata muito sobre sonhos, projetos de vida dos personagens, como mudar a própria vida”, destaca o escritor ao DN Brasil.
"A história é sobre a promessa de um futuro, sobre sonho. A novela trata muito sobre sonhos, projetos de vida dos personagens, como mudar a própria vida”.
João conta ao jornal alguns detalhes dos personagens que vão tentar essa mudança de vida em Portugal, mas sem a romantização vista com tanta frequência nas redes sociais. “Os personagens vão passar por muitos desafios”, explica.
O casal Cristiano (Bruno Montaleone) e Michele (Alanis Guillen) muda pa cá caindo em um esquema. Vão deixar os trabalhos num resort em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para trabalhar em Portugal. O autor define Cristiano como “boa praça, ingênuo, de bom caráter”, enquanto a companheira Michele é “inteligente, interessada em cultura e tem jeito para o desenho”.
Mas eles não são os únicos brasileiros que vão passar perrengues por aqui. Rudá (Nicolas Prattes) é “um herói caiçara, ativista ambiental, que vai para o país, fugido, depois de se tornar um dos suspeitos de um crime”. Aqui, vai ter uma nova identidade e vai trabalhar num emprego clássico de imigrante: um restaurante.
Como uma boa novela não é uma boa novela sem amor, o personagem se relaciona com Filipa (Joana de Verona), uma portuguesa “cheia de personalidade”. Porém, novamente como uma boa novela, o amor não será tão correspondido, porque a verdadeira paixão do brasileiro chamada-se Viola e está do outro lado do Atlântico.
Filmagens
A novela está em fase de gravação há várias semanas, tanto lá como aqui. Recentemente, os persongens desembarcaram em terras portuguesas para começar a gravar as cenas que se passam no país. Os atores Nicolas Prattes, Alanis Guillen, Bruno Montaleone estiveram em Lisboa, Porto e em Linhares da Beira, locais escolhidos pelo autor para as rodagens.
O trio se encontrou com a atriz portuguesa Joana de Verona, que mora no país. O quarteto compartilhou algumas fotos e vídeos da passagem pelo país em pleno verão para trabalhar. Em uma das fotos Nicolas está em frente ao Oceanário de Lisboa, um dos locais das gravações.
“Espírito do tempo”
João Emanuel Carneiro afirma que milhões de pessoas vão assistir, todos os dias, a realidade dos brasileiros no país. “As novelas refletem a sociedade em suas diversas camadas. São obras de ficção, proporcionam entretenimento e, ao mesmo tempo, como todo produto audiovisual, podem trazer temas para reflexão, captam o espírito do tempo”, explica ao jornal.
Questionado pelo DN Brasil se os brasileiros que morar em Portugal vão se identificar com a história, o autor confirma que sim. “Acredito que sim, pois as pessoas que imigram sonham com um futuro melhor, uma mudança positiva de vida. A novela traz diferentes histórias que envolvem a busca pela realização de sonhos”, analisa. Mania de Você vai estrear em setembro na faixa das 21h da Globo.
amanda.lima@dn.pt