Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Tudo parado: assim é agosto, o mês oficial das férias em Portugal
Agosto e praia é uma combinação que tem tudo a ver em Portugal. Foto: Rui Manuel Fonseca / Global Imagens

Tudo parado: assim é agosto, o mês oficial das férias em Portugal

Agosto é sagrado para os portugueses. É o mês que quem mora por aqui, mas é de outras regiões de Portugal, pode voltar para casa para passar férias com a família.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Nuno Tibiriçá

Enquanto no Brasil, por norma, queremos escapar do mês de agosto, aquele que costuma parecer o mais longo do ano, em Portugal é o contrário. Falando mais especificamente do caso de Lisboa, por exemplo, agosto é o mês no qual a cidade fica mais tranquila, pelo menos pensando nos locais daqui: com férias escolares e grande parte dos serviços fechados, como é o caso da própria Assembleia da República e do Poder Judiciário, o mês só é animado se formos pensar pela ótica dos turistas, que lotam as discotecas da cidade e os pontos turísticos.

Algumas coisas ficam mais difíceis: os serviços podem ficar mais lentos, porque a maior parte dos funcionários está de férias, especialmente os que têm filhos em idade escolar. Pense em tentar fazer uma obra em casa no mês de agosto: difícil. Ou rapidez nos serviços públicos: mais difícil ainda.

Para se ter uma ideia do quão "morto" é o mês de agosto em Lisboa, fica difícil até levar quem vem visitar do Brasil para jantar fora nas minhas tascas favoritas de Lisboa. Isso porque as mais castiças - termo usado em Portugal para determinar algo muito tradicional - fecham nesta época do ano.

Até faz sentido, se formos pensar que a clientela que frequenta esses estabelecimentos e a qual de fato interessa aos proprietários dos mesmos, está de férias. Mas não deixa de ser no mínimo curioso bares e restaurantes fecharem logo quando chegam os turistas.

Mas isso só acontece porque agosto é sagrado para os portugueses. É o mês que quem mora por aqui, mas é de outras regiões de Portugal, pode voltar para casa para passar férias com a família. Ou de quem nasceu e cresceu aqui e separa religiosamente uma semaninha no ano para viajar com os filhos, em recesso escolar, para lugares como Gerês, Madeira, Costa Vicentina e, principalmente, Algarve.

Ah, sim. Se tem um lugar que não é nada calmo no verão, ao contrário das grandes cidades, é a região do Sul de Portugal. Famoso por ter as principais praias de do país, o Algarve tem seu maior movimento no verão e há até quem viaje de propósito para trabalhar na região nesta época para aproveitar a alta temporada.

Tascas e serviços fechados, cidades grandes vazias, mas tem uma coisa que rola em agosto e faz a alegria de muitos apaixonados: o futebol. Após dois meses de pausa no calendário nacional, o campeonato português volta normalmente em meados de agosto (este ano é no dia 9). Após semanas intermináveis de fofocas no mercado de transferência, é chegada a hora de ver em campo quem chega bem para a temporada.

Como podem ver, agosto em Portugal é basicamente como nosso mês de janeiro no Brasil. "Que demore a vir setembro!", diriam os que estão de férias no momento. Não é o caso deste que vos escreve, que não se importaria com um avanço rápido para frente - de preferências para dias que esteja menos calor. Cidade grande combina pouco com 40°C.

nuno.tibirica@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais