Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Trompetista brasileiro Gileno Santana participa de espetáculo em Amarante na próxima semana

A apresentação será no Cine-Teatro de Amarante e está marcada para às 21h30.

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Trompetista brasileiro Gileno Santana participa de espetáculo em Amarante na próxima semana
O trompetista Gileno Santana. Foto: Divulgação

Texto: DN Brasil

O trompetista e arranjador luso-brasileiro Gileno Santana tem presença confirmada em espetáculo inédito que ocorre em Amarante no próximo dia 19 de setembro. O músico nascido na Bahia estará ao lado do conjunto português Orquestra do Norte, que conta com a direção do maestro Fernando Marinho. A apresentação será no Cine-Teatro de Amarante e está marcada para às 21h30.

Apostando num repertório original, o espetáculo terá uma fusão de sonoridades entre a música clássica portuguesa e a Música Popular Brasileira (MPB) e prevê a inclusão de músicos da nova geração do jazz nacional, que acompanharão o trompetista e a orquestra. 

O programa foi elaborado com arranjos assinados por grandes nomes da música brasileira e internacional, com algumas músicas compostas especialmente para este espetáculo, que conta também com clássicos da música brasileira: Garota de Ipanema (Vinicius de Moraes/Tom Jobim), Carinhoso (Pixinguinha), Aquarela do Brasil (Ary Barroso) e Com que Roupa (Noel Rosa), são algumas delas.

 "Este é um dos concertos mais aguardados da minha vida, estou radiante e entusiasmado por colaborar com uma das mais importantes orquestras do país”, declarou o trompetista Gileno Santana em nota.

Primeiro músico luso-brasileiro a ser palestrante na Universidade de Harvard e reconhecido como "Artista Internacional Schagerl” (um dos maiores prêmios para artistas nesta área), Gileno Santana nasceu em Salvador e se mudou para Portugal em 2006. Formado em jazz no Porto, ele atualmente exerce funções como professor de trompete jazz no Conservatório de Música do Porto. É também um dos raros músicos nacionais a lecionar e a dar palestras em universidades em todos os continentes.

Já a Orquestra do Norte foi criada no Norte de Portugal em 1992 e, desde então, já realizou mais de 3.000 espetáculos em mais de uma centena de diferentes lugares, incluindo apresentações em países como Alemanha, Espanha e França. Consciente da importância que representa o aumento e a diversificação da oferta artística no desenvolvimento cultural do país, a Orquestra do Norte conta com grande repertório orquestral, desde o barroco à música contemporânea, dando especial atenção à difusão da música popular portuguesa.

Os ingressos para o espetáculo da Orquestra do Norte com Gileno Santana já se encontram à venda e podem ser adquiridos neste link. As entradas para a apresentação em Amarante custam €5.

dnbrasil@dn.pt

Leia também

Coletivo Gira: brasileiras formam a roda de samba que se tornou referência em Lisboa
Sambistas do grupo fazem sucesso nas noites lisboetas. Ao DN Brasil, comentam sobre como é para uma imigrante trabalhar com música em Portugal.
“Inevitável”: peça estrelada por Chico Díaz estreia em Lisboa na próxima semana
Espetáculo dirigido pelo brasileiro Ruy Filho fica em cartaz de 12 a 22 de setembro.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais