Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Translado de restos mortais: saiba como realizar procedimento de Portugal para o Brasil
Foto: Anna Gru / Unsplash.

Translado de restos mortais: saiba como realizar procedimento de Portugal para o Brasil

O Ministério das Relações Exteriores informa que o Governo brasileiro não custeia o transporte de restos mortais ao Brasil, nem procedimentos como embalsamamento, sepultamento ou cremação.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

Em meio a um momento de dor e tristeza, brasileiros que vivem no exterior e desejam que um ente querido falecido seja sepultado no Brasil precisam tirar um momento para cuidar dos trâmites que envolvem o traslado do corpo ou das cinzas. Em mortes repentinas, é comum que sejam criadas arrecadações online para arcar com o custo do translado.

O Governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores, tem como regra não pagar pelo translado de cidadãos que morrem no Exterior. O custo médio para corpos é de 30 mil reais (6 mil euros). Além do valor a ser pago, existe um passo a passo burocrático.

Em Portugal, o óbito de um brasileiro deve ser comunicado, o mais rápido possível, ao Consulado-Geral da área de residência da família, para que possa ser orientada. Não há custos envolvidos. Existem três no país, em Lisboa, Porto e Faro. Cada um deles atende residentes de uma zona específica.

  • Lisboa: atende os distritos de Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal (excetos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines) e regiões autônomas do Arquipélago dos Açores e Arquipélago da Madeira.
  • Porto: distritos do Porto, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
  • Faro: distritos de Faro, Beja e Évora, e os Municípios de Alcácer do Sal, de Grândola, de Santiago do Cacém e de Sines, pertencentes ao distrito de Setúbal.

Com a documentação portuguesa que confirma o óbito, a família deve procurar uma empresa funerária que realize traslados de corpos ou cinzas. Os consulados podem fornecer uma lista com sugestões.

A documentação exigida é:

  • Assento de óbito original.
  • Atestado médico original com a indicação da "causa mortis", uma vez que os atestados de óbito portugueses não a mencionam.
  • Laudo médico de embalsamamento e/ou de conservação.
  • Certificado sanitário emitido pelas autoridades competentes locais.
  • Quando se tratar de uma morte causada por doença contagiosa, será exigido que o corpo esteja contido em urna metálica hermeticamente fechada.
  • Autorização para remoção de cadáver concedida pela autoridade policial onde ocorreu o óbito (livre trânsito mortuário original, providenciado pela funerária).
  • Para corpos cremados, o atestado de cremação, com as cinzas contidas em urnas impermeáveis e lacradas.

Os documentos portugueses deverão ser apostilados na Procuradoria-Geral da República. Já no Brasil, a funerária contratada para o recebimento dos restos mortais deverá apresentar no aeroporto, à chegada do corpo, o conhecimento de embarque e o requerimento à alfândega solicitando a liberação do caixão.

É importante checar, também, os requisitos da companhia aérea escolhida para o transporte. Em geral, as empresas permitem que urnas com cinzas sejam levadas, mediantes condições de armazenamento pré-estabelecidas, tanto como bagagem de cabine quanto no porão.

Para mais informações, consulte:

caroline.ribeiro@dn.pt

Relacionadas

Guia do imigrante: veja como renovar o passaporte brasileiro em Portugal
Consulados em Lisboa, Porto e Faro realizam procedimento, que deve ser solicitado através do sistema e-consular.
Teve bebê em Portugal? Saiba como tirar documentos do novo membro da família
Brasileirinhos nascidos em Portugal devem ser registrados no consulado da área de residência da família e, caso um dos pais esteja regularizado há pelo menos um ano, também têm direito à nacionalidade portuguesa.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais