Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Sessão promovida pela Casa do Brasil vai informar sobre manifestações de interesse
Imigrantes com manifestação de interesse ingressada até 2023 estão sendo chamados para a entrevista. Foto: Gerardo Santos

Sessão promovida pela Casa do Brasil vai informar sobre manifestações de interesse

Evento será gratuito e online, no dia 16 de outubro, às 18h.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

A nova forma de tramitação das manifestações de interesse, com necessidade de submissão de documentos, antes da entrevista, gera dúvidas entre os imigrantes. Por isso, a Casa do Brasil vai promover uma sessão informativa gratuita sobre o assunto. O evento será online e está marcado para o dia 16 de outubro, às 18h.

Quem vai prestar aos esclarecimentos aos imigrantes é a advogada Patrícia Peret, que também atua como técnica para as migrações. "O propósito é de esclarecer dúvidas e informar sobre os requisitos para aprovação da manifestação de interesse e documentos necessários a apresentar na entrevista", destaca a Casa do Brasil.

Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia neste link. A sessão integra o projeto Integrar para a Igualdade, promovido pela Casa do Brasil de Lisboa e financiado pelo Fundo para as Migrações e Asilo (FAMI).

Desde o mês passado, está em andamento uma estrutura de missão com atendimento em horário expandido para entrevista dos estrangeiros. Os imigrantes estão sendo convocados por e-mail. Por enquanto, apenas Lisboa possui um local próprio para este atendimento, mas há previsão de abertura de centros semelhantes pelo país.

O objetivo do Governo é atender, até o início do próximo verão, todas as pessoas que possuem processo de manifestação de interesse. Este mecanismo de regularização foi extinto no dia 4 de junho pelo atual Governo e era a forma mais utilizada pelos imigrantes para obter um título de residência.

amanda.lima@dn.pt

Leia também

AIMA organiza eleições para o novo Conselho para as Migrações, veja candidatas da comunidade brasileira
O Conselho é um órgão consultivo que pode aconselhar o Governo em questões de migração e asilo e denunciar obstáculos encontrados para que haja respostas rápidas na matéria.
Reagrupamento familiar será estendido neste mês, mas com limitações
O presidente da AIMA não informou sobre a abertura de vagas para imigrantes sem filhos, com menores que estão fora do país ou para cônjuges separados. O DN Brasil solicitou estas respostas à AIMA e aguarda um retorno.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais