Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Seis filmes que abordam a imigração em Portugal
Serginho é o protagonista de "Estive em Lisboa e Lembrei de Você", de José Barahona. Foto: Reprodução

Seis filmes que abordam a imigração em Portugal

O DN Brasil separou dicas de filmes que mostram um pouco de como é a vida dos imigrantes no país. Confira.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Nuno Tibiriçá

O fenômeno da imigração em Portugal - e especialmente em Lisboa - já foi representado mais de uma vez em produções audiovisuais. Com filmes produzidos maioritariamente por brasileiros, o DN Brasil separou uma lista com algumas das principais películas que abordam a imigração em Portugal.

Idealizado por muitos do outro lado do Atlântico como um lugar que proporciona uma vida ideal, Portugal está longe de ser um país no qual ser imigrante é uma tarefa fácil. Alguns desses filmes representam bem essa sensação, abordando a solidão, as saudades e as dificuldades de integração na sociedade portuguesa: podem ser importantes para quem está pensando em se mudar para cá. Confira nossa lista!

"Estive em Lisboa e lembrei de você" (José Barahona, 2015)

O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito pelo mineiro Luiz Ruffato e publicado em 2009. Seis anos depois, o cineasta José Barahona adaptou a obra para o cinema. "Estive em Lisboa e lembrei de você" acompanha a história de Sérgio (Paulo Azevedo), que após o divórcio com a mulher, ainda encara o desemprego e a morte da mãe. O protagonista resolve então imigrar para Portugal em busca de um recomeço e, por aqui, vê que a vida pode ser mais complicada do que imaginava no início da aventura.

"Lisboetas" (Sérgio Tréfaut, 2004)

Um dos principais cineastas que fazem a ponte entre Brasil e Portugal é Sergio Tréfaut. Nascido em São Paulo, porém filho de pai português e mãe francesa, ele cedo mudou para a Europa. Morou na França e depois em Portugal, onde produziu grande parte da sua obra cinematográfica, muitas vezes com olhos para os imigrantes que aqui chegaram. No documentário "Lisboetas", Tréfaut filma a mistura de culturas que começava a adentrar na capital portuguesa no início do século.

"Viagem a Portugal" (Sérgio Tréfaut, 2011)

Onze anos depois, Sérgio Tréfaut dirigiu "Viagem a Portugal", uma ficção inspirada em fatos reais passada no sul de Portugal. O filme acompanha a história de Maria (Maria Medeiros), uma médica ucraniana que, ao chegar ao Aeroporto de Faro com seu marido Greco (Oumar Makena Diop), um senegalês, desperta suspeita da polícia. O filme retrata o abuso de poder e a xenofobia no controle da fronteira em Portugal.

"Terra Estrangeira" (Walter Salles e Daniela Thomas, 1996)

"Terra Estrangeira" é considerado um dos grandes filmes do cinema brasileiro. Dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, a longa tem como pano de fundo o cenário psicotrópico que era Lisboa no início dos anos 1990, quando a heroína dizimou zonas da capital. O filme acompanha a história de Paco (Fernando Alves Pinto), jovem que ao mudar para Portugal sem perspectivas se vê em um esquema de contrabando após conhecer Alex (Fernanda Torres) e seu namorado Miguel (Alexandre Borges).

"Na Lisboa de Amanhã" (Gil do Carmo, 2021)

Documentário lançado em 2021 e disponível no Youtube, "Na Lisboa de Amanhã", é protagonizado pelo artista Gil do Carmo, que escreveu uma música para Arroios, o bairro mais multicultural da cidade. Filho do fadista Carlos do Carmo, que compôs a histórica canção "Lisboa Menina E Moça", Gil do Carmo homenageia a zona que conta com mais de 90 nacionalidades diferentes por meio da música "Na Lisboa de Amanhã", na qual reflete sobre a riqueza cultural da capital portuguesa. A curta-metragem tem 17 minutos.

"Greice" (Leonardo Mouramateus, 2024)

O mais recente filme que aborda a imigração em Portugal é "Greice", dirigido pelo cearense Leonardo Mouramateus. O filme acompanha a trajetória da protagonista que dá nome a película, uma imigrante de Fortaleza que chega à Lisboa para estudar na Faculdade de Belas Artes. Após um incidente na faculdade que faz com que ela perca a matrícula, Greice se vê forçada a voltar para o Brasil por problemas na documentação. Filmado entre Lisboa e Fortaleza, o filme de Mouramateus - que concedeu entrevista ao DN Brasil - aborda temas como a xenofobia e a burocracia portuguesa.

Bônus: "A Gaiola Dourada" (Ruben Alves, 2013)

Se muitos imigrantes chegam a Portugal, também não são poucos os portugueses que se mudam para outros países da Europa. A França é um dos principais destinos dos emigrantes portugueses e é onde se passa a longa "A Gaiola Dourada", uma coprodução de França e Portugal. O filme acompanha a trajetória da família Ribeiro no exterior que, ao receberem a informação que havia uma herança inesperada em Portugal, resolvem retornar ao país de origem.

Lembra de mais algum filme que aborda o contexto da imigração em Portugal? Manda pra gente!

nuno.tibirica@dn.pt

Leia também

Greice: filme sobre imigração em Portugal dirigido por brasileiro estreia hoje em Lisboa
Em entrevista ao DN Brasil, Leonardo Mouramateus fala sobre a carreira em Portugal e seu mais novo filme, que estreia nas salas do país nesta quinta (29).
Da tela da Globo para o palco em Oeiras: Miriam e Roberto estão em casa em Portugal
Em conversa com o DN Brasil, o casal de atores conta os detalhes da vida em Portugal, mudança feita para “desacelerar” um pouco, mas que abriu a porta para produções no teatro nacional. Já são quatro peças, sempre com sala cheia, e vem mais por aí.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais