Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

12 de junho: o dia dos namorados no Brasil começa com uma tradição portuguesa

Portugal não celebra o Dia dos Namorados no 12 de junho, mas o dia traz a comemoração de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

DN Brasil profile image
por DN Brasil
12 de junho: o dia dos namorados no Brasil começa com uma tradição portuguesa
Os Casamentos de Santo Antônio são celebrados na Sé, em Lisboa. Foto: Paulo Spranger / Global Imagens.

Texto: Nuno Tibiriçá

Assim como na maioria dos países, Portugal celebra o dia dos namorados em fevereiro, no dia de São Valentim (14 de fevereiro). Nem por isso, no entanto, o dia 12 de junho deixa de ser uma data festiva para alguns casais do país, especialmente em Lisboa: trata-se da véspera do Dia de Santo Antônio - o padroeiro da cidade - e é nessa noite (véspera do dia 13) que se dá a maior celebração dos Santos Populares na capital portuguesa. A data que foi adotada como dia dos namorados no Brasil está diretamente ligada a essa tradição de Portugal.

A origem de como os brasileiros começaram a celebrar o dia dos namorados no 12 de junho, no entanto, não é muito romântica. A data surgiu no ano de 1949, a partir de uma ideia do empresário do ramo da publicidade João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Dória Júnior. Contratado por uma loja para melhorar as vendas no mês de junho, o publicitário aproveitou a pouca popularidade do 14 de fevereiro no Brasil para criar uma data diferente do dia dos namorados em junho.

Com o slogan “nem só com beijos se prova o amor”, de forma a incentivarem a compra de presentes na loja, Dória e sua equipe justificaram a data com a proximidade do dia de Santo Antônio (13). A ideia pegou, as vendas nas lojas aumentaram e, desde então, o dia 12 de junho virou oficialmente o dia dos namorados no Brasil.

Em Lisboa, o dia de Santo Antônio representa a principal data dos Santos Populares - as festas juninas portuguesas - e o padroeiro da cidade é conhecido como o “santo casamenteiro”. Isso porque, segundo a tradição católica, Santo Antônio, nascido no final do Século XII, tornou-se num santo milagreiro que ajudava mulheres de origem humildes a se casarem. 

A principal lenda acerca do tema conta que uma mulher desesperada em busca de um marido se ajoelhou em frente a uma imagem de Santo Antônio e, milagrosamente, recebeu moedas de ouro que a ajudariam a pagar o dote. Com o dote - presente que devia ser pago pela família da mulher nos matrimônios de tradição ocidental - ela conseguiu um marido para casar.

Com o passar do tempo, a lenda foi se enraizando cada vez mais na cultura portuguesa. O dia de Santo Antônio se tornou oficial como o “dia dos casamentos” em 1958. No dia 12 daquele ano, a Igreja de Santo Antônio, localizada na Sé, em Lisboa, começou a organizar casamentos para pessoas com menor poder aquisitivo, uma tradição que durou até os anos 1970.

Depois de quase duas décadas de uma “pausa” nos casamentos de Santo Antônio, a Câmara Municipal de Lisboa recuperou essa tradição em 1997. Atualmente, há um concurso público no qual, no fim, são escolhidos 16 casais para terem o merecido matrimônio na histórica igreja. O concurso é aberto aos moradores da cidade e o "sim" já foi dito por vários brasileiros escolhidos para a data especial. O evento costuma levar grande público e cobertura midiática na região da Sé, numa daquelas que se tornou das mais características tradições juninas de Portugal.

Por isso, embora não seja dia dos namorados em Portugal, não se admire se presenciar muitos casais apaixonados celebrando o amor na noite do dia 12 de junho em Lisboa. Confira algumas fotos dos “Casamentos de Santo Antônio” em Lisboa.

nuno.tibirica@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais