Saiba como funciona o INEM, o SAMU português
Nos últimos dias, uma série de notícias sobre uma crise administrativa no serviço de socorro de urgência de Portugal têm chamado a atenção.
Texto: Caroline Ribeiro
Portugal tem acompanhado o desenrolar de uma crise no serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica, o INEM. Uma investigação aponta que 11 mortes ocorridas no país nos últimos dias podem estar relacionadas com a falta de socorro às vítimas durante a greve de técnicos do serviço contra o excesso de horas extras atribuídas aos profissionais. A denúncia desencadeou uma série de fortes cobranças ao Governo e de identificação de deficiências no sistema, como falta de condições de trabalho para os profissionais e número abaixo do necessário.
Mas, afinal, o que é o INEM? É o equivalente ao SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Brasil. Está disponível 24 horas por dia, todos os dias, para prestar socorro em situações de emergência. A forma mais comum de acionar uma equipe é ligando, de forma gratuita, para o número 112.
O instituto foi criado em 1981. Além do atendimento de urgência, o INEM também coordena o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica, que garante a comunicação entre vários agentes para que os pacientes sejam assistidos e encaminhados para a unidade adequada. Os socorristas atuam em ambulâncias móveis, motos, helicópteros, meios de transporte que são facilmente reconhecidos pela cor amarela, com o logotipo em azul.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
As equipes do INEM são formadas por diversos profissionais da área da saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares técnicos, e de pessoal administrativo. Neste momento, o instituto tem um concurso aberto para 18 vagas de Enfermagem, duas vagas na carreira de Técnico Superior e três vagas na carreira de Assistente Técnico. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de novembro.
O serviço também executa ações de cidadania: campanhas de conscientização sobre a importância da doação de sangue, realização de seminários sobre prevenção de doenças, visitas a escolas, além de disponibilizar em seu site o guia "gestos que salvam", com orientações de primeiros-socorros para diversas situações.
caroline.ribeiro@dn.pt