Rock in Rio de Lisboa festeja 20 anos em nova casa; veja imagens da Cidade do Rock do Parque Tejo
A empresária brasileira Roberta Medina, responsável pela realização do evento em Lisboa e Madri, apresentou as novidades deste ano.
Texto: Nuno Tibiriçá
O Rock in Rio de Lisboa terá uma edição especial neste ano em que completa o vigésimo aniversário de sua primeira montagem. Com data para início na próxima semana - será realizado nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho - o evento terá uma nova casa pela primeira vez: após vinte anos no Parque da Bela Vista, decorrerá em 2024 no Parque Tejo.
A carioca Roberta Medina, empresária responsável por idealizar o Rock in Rio em Lisboa desde 2004, revelou algumas novidades em coletiva de imprensa realizada na última quinta (6). Embora tenha rasgado elogios ao Parque Bela Vista e exaltado o sucesso do evento nos últimos anos em Lisboa, Medina se mostrou encantada com a nova localização. Inaugurado no ano passado para receber o Papa Francisco e pelegrinos nas Jornadas Mundiais da Juventude, o Parque Tejo fez o evento ganhar mais de 15 mil metros quadrados em relação à antiga casa.
Com três palcos principais (Palco Mundo, Palco Tejo e Palco Galp), o recinto terá também novos espaços interativos, dedicados a temas diversos como sustentabilidade, inteligência artificial, e até um espaço que faz referências às edições do Rio de Janeiro (o Rota 85). Em tour pelo novo recinto, o DN Brasil teve acesso a algumas novidades desta edição. Confira.
Espaço All
O Rock in Rio de Lisboa tem muito sotaque brasileiro nos bastidores. Além de Roberta Medina, radicada em Portugal há mais de vinte anos, são muitas pessoas envolvidas na organização que vieram do Brasil. A carioca Gabriela Cunha é uma delas e é a responsável pelo Espaço All: idealizado no que anteriormente havia sido o palco por onde passou Papa Francisco, o espaço oferece uma reflexão sobre sustentabilidade e tem paredes formadas por espelhos em seu entorno. Algumas ONG’s como o Banco Alimentar e o CPR - Conselho Português para Refugiados são parceiros do espaço.
Palco 85
No Rio de Janeiro, as edições do Rock in Rio tem a peculiaridade da Capela, que literalmente recebe casamentos durante o evento. Neste ano, a ideia - também trazida por brasileiros - vai marcar presença pela primeira vez na edição de Lisboa, com uma estrutura de três metros de altura. O nome do palco faz referência a primeira edição do evento, realizada no Rio de Janeiro em 1985.
Tecnologia e jogos
O Rock in Rio no Parque Tejo terá também um espaço dedicado a performances relacionadas com Inteligência Artificial. Com apresentações por parte de músicos, mágicos, humorista, entre outros, as performances terão lugar no Digital Stage Super Bock. Por fim, a Cidade do Rock terá terá também um espaço dedicado a jogos e entretenimento no ESC Sports Bar, que contará com transmissão de partidas esportivas, pingue-pongue e pebolim
“Não tragam o carro”
Na apresentação sobre o evento, Roberta Medina deixou claro o recado: “não tragam o carro”. Com uma logística específica que conta com shuttles da Estação Oriente que operam do início ao fim do evento, o apelo ao uso dos transportes públicos é uma das principais bandeiras levantadas pela organização do festival. A estação de Sacavém também se encontra a poucos minutos de caminhada do recinto. Confira mais informações aqui.
Veja na galeria abaixo algumas imagens da nova Cidade do Rock.
nuno.tibirica@dn.pt