Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Reunião neste sábado discute protesto contra o fim da manifestação de interesse
Quase 50 associações são contra a medida do Governo. Foto: Gerardo Santos / Global Imagens

Reunião neste sábado discute protesto contra o fim da manifestação de interesse

Encontro será na Casa dos Bicos, da Fundação José Saramago, a partir das 14h.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Representantes de 50 associações de imigrantes e movimentos sociais reúnem-se neste sábado (6) em Lisboa. O principal ponto da reunião será decidir a realização de um protesto contra o fim das manifestações de interesse, encerradas há um mês pelo Governo. O encontro será na Casa dos Bicos, localizada na Fundação José Saramago, a partir das 15h.

O evento é aberto ao público interessado. A iniciativa surgiu após análise do plano para a imigração lançado recentemente em Portugal. No total, 47 representantes da sociedade civil assinaram uma carta aberta em que marcam posição contra a decisão do Governo em acabar com o mecanismo de regularização que mais beneficiou imigrantes nos últimos anos.

O mesmo grupo tenta uma audiência com o primeiro-ministro Luís Montenegro para discutir o assunto. Reuniões com partidos políticos também estão em andamento, sabe o DN Brasil. As associações entendem a medida como um  “retrocesso de pelo menos 17 anos em políticas de imigração”.

As entidades manifestam preocupação com a medida, especialmente na vulnerabilidade as quais os trabalhadores imigrantes podem ficar expostos. O grupo também questiona se a rede consular terá resposta para atender o aumento do pedidos de visto nos países de origem. “As eventuais medidas de melhoria dos consulados por parte do Governo vão demorar e não vão resultar porque as máfias do tráfico humano controlam o acesso aos consulados e só quem pagar o que elas exigem (e não é pouco) lhes terá acesso”, escrevem.

amanda.lima@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais