Reunião neste sábado discute protesto contra o fim da manifestação de interesse
Encontro será na Casa dos Bicos, da Fundação José Saramago, a partir das 14h.
Texto: Amanda Lima
Representantes de 50 associações de imigrantes e movimentos sociais reúnem-se neste sábado (6) em Lisboa. O principal ponto da reunião será decidir a realização de um protesto contra o fim das manifestações de interesse, encerradas há um mês pelo Governo. O encontro será na Casa dos Bicos, localizada na Fundação José Saramago, a partir das 15h.
O evento é aberto ao público interessado. A iniciativa surgiu após análise do plano para a imigração lançado recentemente em Portugal. No total, 47 representantes da sociedade civil assinaram uma carta aberta em que marcam posição contra a decisão do Governo em acabar com o mecanismo de regularização que mais beneficiou imigrantes nos últimos anos.
O mesmo grupo tenta uma audiência com o primeiro-ministro Luís Montenegro para discutir o assunto. Reuniões com partidos políticos também estão em andamento, sabe o DN Brasil. As associações entendem a medida como um “retrocesso de pelo menos 17 anos em políticas de imigração”.
As entidades manifestam preocupação com a medida, especialmente na vulnerabilidade as quais os trabalhadores imigrantes podem ficar expostos. O grupo também questiona se a rede consular terá resposta para atender o aumento do pedidos de visto nos países de origem. “As eventuais medidas de melhoria dos consulados por parte do Governo vão demorar e não vão resultar porque as máfias do tráfico humano controlam o acesso aos consulados e só quem pagar o que elas exigem (e não é pouco) lhes terá acesso”, escrevem.
amanda.lima@dn.pt