Recebeu um e-mail da AIMA? cuidado, pode ser um golpe
Os e-mails oficiais do órgão são sempre do domínio “aima.gov.pt” e “sef.pt”.
Texto: DN Brasil
Cidadãos brasileiros e demais imigrantes que moram em Portugal estão recebendo um e-mail falso em nome da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Nestas comunicações, é informado que há um agendamento marcado na AIMA, com datas e horários. O envio é pelo endereço noreplyportalsef@saf-aima.pt.
O alerta da AIMA é de que a correspondência eletrônica é falsa. "A AIMA esclarece que estes e-mails não são enviados pela Agência, nem por qualquer serviço oficial prestado pela mesma". Os e-mails oficiais do órgão são sempre do domínio “aima.gov.pt” e “sef.pt”. Uma vez que os sistemas de informação que ainda estão em reestruturação, o domínio do SEF ainda é utilizado em alguns casos.
A orientação é de não clicar em nenhum link da mensagem. "Recomendamos a todos os utentes que, na receção destes e-mails, não cliquem em quaisquer ligações vertidas na mensagem. Sugerimos ainda que bloqueiem o remetente, marquem o e-mail como SPAM e eliminem a mensagem imediatamente", destaca a entidade. Outra recomendação é de denúncia através dos formulários online para cibercrimes disponibilizados pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público. Outra alternativa é a realização a denúncia presencialmente numa esquadra da PSP ou num posto da GNR. De acordo com o órgão, os fins para a fraude ainda são desconhecidos.
dnbrasil@dn.pt