Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Reagrupamento familiar é estendido para crianças jovens até 18 anos
Filas são diárias na AIMA. Foto: Leonardo Negrão

Reagrupamento familiar é estendido para crianças jovens até 18 anos

Por enquanto, a AIMA não permite que menores que estejam fora do país possam ser reagrupados.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Depois de alguns meses, a Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) estendeu hoje (10) a idade para solicitação do reagrupamento familiar através do portal online. O pedido pode ser feito para menores até os 18 anos que estejam em território nacional. Por enquanto, a AIMA não permite que menores que estejam fora do país possam ser reagrupados nem que cidadãos com título de residência CPLP façam o pedido.

"Os menores têm de estar, comprovadamente, em território nacional na data em que seja, ou tenha sido, apresentado o requerimento na plataforma destinada ao Reagrupamento Familiar de Menores", destaca a AIMA. Obrigatoriamente, o pedido precisa ser feito online, neste link.

De acordo com a agência, "não será necessário estabelecer qualquer contacto telefónico para o agendamento que será efetuado automaticamente pelos serviços da AIMA". As pessoas serão chamadas por e-mail para efetuar a recolha dos dados biométricos por ordem de registro na plataforma.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A AIMA ainda destaca que os responsáveis devem estar com as informações atualizadas e todos os documentos em mãos para que o processo seja mais rápido. Caso a documentação não esteja completa, o pedido pode ser indeferido. A lista de comprovantes necessários pode ser conferida aqui.

Até então, a plataforma só aceitava pedidos de pessoas entre os 5 e 15 anos. Ao DN, o então presidente da agência, Luís Goes Pinheiro, afirmou que esta faixa etária foi priorizada por estarem em idade escolar. O portal foi inaugurado no final de janeiro deste ano, sendo uma das primeiras ações da AIMA, que começou atividades em novembro de 2023. Logo na semana de estreia do site de reagrupamento familiar foram recebidos mais de 2,5 mil pedidos.

Não eram abertas vagas de reagrupamento familiar há mais de um ano. A última disponibilização de marcações, com 15 mil agendamentos, foi em outubro de 2022, na época do antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Mesmo com a estreia do portal, imigrantes criticam que o direito ao reagrupamento familiar é limitado. Ainda não estão elegíveis casais sem filhos, menores que estejam fora do país e também cônjuges que não morem em Portugal, além de cidadãos com o título da CPLP. Nem a AIMA e o Governo dão um prazo para que o direito seja efetivamente de todos os imigrantes.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

Sessão promovida pela Casa do Brasil vai informar sobre manifestações de interesse
Evento será gratuito e online, no dia 16 de outubro, às 18h.
IRN responde: notificação de 1900? Processo concluído? Brasileiros confusos após mudança na plataforma da nacionalidade
O DN Brasil procurou o IRN. Indicações da plataforma antiga de processos concluídos e notificações enviadas não são válidas. Confira a resposta completa.
Autorizações de residência CPLP: mudança vai ser votada em 10 dias, entenda como funciona
Só depois da aprovação no Parlamento e da promulgação da Lei, o Governo vai poder emitir os títulos de residência CPLP “em modelo uniforme”, ou seja, em cartão, conforme o modelo atual para as demais autorizações, e com mecanismos como a permissão de viagens e reagrupamento familiar.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais