Queixas duplicam e AIMA é alvo de 1.177 reclamações no Portal da Queixa no primeiro semestre
Reinaldo Rodrigues / Global Imagens

Queixas duplicam e AIMA é alvo de 1.177 reclamações no Portal da Queixa no primeiro semestre

Queixas continuam no mês de julho.
Publicado a

"Renovei meu título em junho de 2024 via site do antigo SEF automaticamente, foi gerado guia para pagamento, no seguimento paguei e meu título nunca chegou em casa, procurei a AIMA pessoalmente 3 vezes e ninguém sabe o que aconteceu". "Realizei a entrevista presencial para a renovação/atribuição do título de residência no dia 13 de novembro de 2024. Desde essa data, já se passaram mais de 90 dias úteis, prazo máximo legal para emissão do título, e até hoje não recebi o cartão nem qualquer tipo de resposta oficial".

Estas são algumas das reclamações formais contra a Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) no Portal da Queixa. A agência foi alvo de 1.177 queixas no primeiro semestre, de acordo com dados enviados ao DN Brasil. Os depoimentos no site se acumulam com problemas variados relacionados com o serviço, unidos por uma reclamação comum: ninguém consegue uma resposta da AIMA, seja por e-mail, telefone, carta ou presencialmente.

De acordo com o Portal da Queixa, "a variação mensal ao longo do ano mostra um aumento acentuado especialmente nos meses de abril, maio e junho". O pico de reclamações foi em maio, com 275 queixas. Em uma comparação com o primeiro e o segundo trimestre de 2025, houve um aumento superior a 100% nas reclamações (103,5%), passando de 368 para 749 ocorrências.

Segundo Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, a situação representa falta de compromisso com os imigrantes. “O aumento de mais de 100% nas reclamações no segundo trimestre de 2025 revela um problema grave, crônico e estrutural. Um serviço público não pode falhar de forma tão sistemática e desvalorizar o sofrimento de quem dele depende. Quando o presidente da AIMA desvaloriza as reclamações, ignora o impacto humano dessas falhas. O Estado tem a obrigação de ser exemplar e o silêncio diante de atrasos e atendimentos ineficientes é um sinal de falta de compromisso com as pessoas".

Os principais motivos das reclamações refletem as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes: atendimento inadequado ou ineficiente (31,07%), falhas técnicas e operacionais (26,23%), atrasos em processos e documentação (17,46%), dificuldades de agendamento e contato (15,94%), além de problemas com pagamentos e transações (6,62%). Outros motivos reportados no Portal da Queixa incluem má conduta do pessoal e questões de segurança.

Sobre a resolução dos problemas reportados, o Portal da Queixa revela que é baixa: atualmente, apresenta um índice de satisfação pontuado em 18.1 em 100, com uma taxa de resposta de 13.1% e uma taxa de solução de 13.8%. 

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Queixas duplicam e AIMA é alvo de 1.177 reclamações no Portal da Queixa no primeiro semestre
AIMA recusa-se a fornecer ao tribunal número de processos decididos
Queixas duplicam e AIMA é alvo de 1.177 reclamações no Portal da Queixa no primeiro semestre
AIMA reagenda para setembro diversos atendimentos de imigrantes com visto
Diário de Notícias
www.dn.pt