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Publicitário gaúcho lidera estratégia de marketing em imobiliária de luxo em Portugal
Vinicius de Carvalho (1º a esquerda) com a equipe de marketing da Porta da Frente Christie's. Foto: direitos reservados.

Publicitário gaúcho lidera estratégia de marketing em imobiliária de luxo em Portugal

Casas com varanda gourmet, banheiros com pias largas... As preferências dos brasileiros influenciam não só a construção, mas toda a forma de promoção dos empreendimentos, e o gaúcho Vinicius Carvalho se tornou referência no setor.

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por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

Há 18 anos, o publicitário Vinicius de Carvalho, natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desembarcava em Portugal com a família para ter uma "experiência de viver fora", conta ao DN Brasil. A ideia não poderia ter sido mais bem sucedida. O gaúcho entrou no marketing imobiliário do país e, hoje, comanda a estratégia de uma das maiores empresas do mercado nacional.

O diferencial para o sucesso, diz Vinicius, foi trazer os conhecimentos do Brasil e entender as características de Portugal. "No início, como qualquer negócio, no caso da agência de publicidade, era um pouco de tudo. E aí eu comecei a focar muito numa coisa que aqui ainda era fraca, que era a comunicação interna, um mercado que aqui não se trabalhava. No Brasil, o endomarketing já estava muito à frente. Então, percebi que tinha um nicho ali e aí que eu consegui entrar em alguns bons contratos. Isso ajudou a me consolidar", relata o brasileiro.

Quando surgiu o primeiro contato com o setor imobiliário, "eu tive uma vantagem, de novo, porque o marketing imobiliário no Brasil é muito mais maduro do que o mercado português. A estratégia sempre foi aproveitar o meu diferencial, partir da minha experiência e do meu conhecimento do Brasil", diz Vinicius.

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Atualmente, o gaúcho é diretor de marketing da Porta da Frente Christie’s. Começou na empresa com uma sala "com duas pessoas, uma designer júnior e um cara que fazia tudo o que você imaginar" e transformou num departamento "com 12 pessoas e outro status. A verba, que era nada, hoje passa fácil de 10, 15% da faturação. Ou seja, é muito dinheiro. A gente conseguiu consolidar com o tempo", conta.

Peso dos brasileiros

Com o tempo, Vinícius avalia que a própria evolução do mercado imobiliário nacional foi mostrando que os brasileiros, sempre entre os principais compradores, passariam a estar no centro das estratégias. Com sua expertise, acabou transformando o setor de marketing da empresa em referência no país.

"Os promotores imobiliários nos consultam, porque a gente tem muitos dados. Por exemplo, prédio com fachada histórica, brasileiro não gosta, o francês adora. O francês gosta de caminhar, sair na rua e comprar pão. O brasileiro gosta de espaço. Nas casas de banho, brasileiros querem pias amplas, porque tem a mulher e o homem para se cuidar, e não precisa de bidê", diz o publicitário.

Os projetos começaram a sofrer adaptações por causa do impacto da presença dos brasileiros. "Hoje tu tens cozinhas abertas com a sala, tens muito mais varandas e áreas exteriores, isso não existia. Aqui já se começa a investir em átrios e halls muito mais imponentes, que é uma coisa que se traz do Brasil. Hoje tem que ter o espaço gourmet, tem que ter o kids club, coisa de brasileiro", acrescenta.

A forma de promoção dos empreendimentos também foi alterada pelo padrão que os brasileiros exigem. "Tem que fazer uma brochura, tem que fazer vídeos, tem que fazer evento, porque o cliente brasileiro, no nosso segmento, é um cliente que não tem problema com o capital. Ele tem que achar a casa certa, só isso. Dinheiro pra ele não é problema, ele compra uma casa de dois milhões [de euros] fácil", afirma Vinicius.

O programa Christie's Owners, lançado recentemente por Vinicius e a equipe da empresa, que foca na promoção dos imóveis adotando estratégias influenciadas pelo perfil dos brasileiros, já conta com cerca de 35% de clientes do Brasil no total. No segmento de clientes para casas acima de 4 milhões de euros [mais de 25 milhões de reais na cotação atual], o número sobe para 65%.

caroline.ribeiro@dn.pt

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