Professor Vitalino Canas, presidente do FIBE.
Professor Vitalino Canas, presidente do FIBE.Claudio_Noy Fotografia

Prêmio FIBE terá distinção especial para trabalhos sobre imigração brasileira

Terceira edição da premiação será em evento na sexta-feira (28), tendo o DN Brasil como parceiro.
Publicado a

Abrem nesta semana as inscrições para a terceira edição do Prêmio FIBE. Uma das novidades deste ano é uma distinção especial para trabalhos acadêmicos sobre imigração brasileira em Portugal e na Europa. O DN Brasil é um dos parceiros da iniciativa.

"O trabalho que aborde especificamente o tema da imigração de brasileiros poderá receber uma distinção, mesmo que não tenha sido premiado nas categorias principais, tendo a relevância e o impacto reconhecidos por meio de uma menção honrosa", explica o presidente do FIBE e do júri do Prémio FIBE, Vitalino Canas. A distinção pode ser feita em qualquer das categorias e subdivisões temáticas.  

As vencedoras e vencedores da premiação receberão um total de 6 mil euros em premiações a dissertações de mestrado e teses de doutorado. As áreas são Administração Pública, Ciência Política, Direito e Economia. É preciso que os trabalhos abordem temas que promovam a integração cultural, econômica, social, ligações históricas, políticas e jurídicas entre Brasil e Europa, especialmente com Portugal, além dos demais países lusófonos. 

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O evento de lançamento da terceira edição será no dia 28, das 9h às 11h, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP, na Sala Monsanto. Na ocasião, após um welcome coffee, haverá a apresentação do edital, dos livros do Selo FIBE e a realização do painel "Importância da Comunicação entre Pesquisadores Brasileiros e Europeus".

Para Hadassah Santana, coordenadora do prêmio, as dezenas de inscrições de pesquisas vindas das mais diversas universidades da Europa e do Brasil foram inspiração para investir ainda mais na ampliação das fronteiras da premiação. "Através das parcerias com a Universidade de Espanha, a Embaixada de Portugal no Brasil e a Embaixada do Brasil em Portugal, além da Editora Almedina e do IDP, o 3º Prémio FIBE deve chegar a ainda mais pesquisadores de assuntos correlatos ao Brasil e à Europa", explica. 

As inscrições são gratuitas e serão abertas na sexta-feira, durante a solenidade. O prazo seguirá até 30 de setembro, com divulgação do resultado no dia 15 de novembro.

Mulheres como estrelas da edição anterior

As mulheres foram as grandes estrelas do 2º Prémio FIBE. Dez das 12 dissertações e teses premiadas na edição 2024 da distinção do FIBE foram assinadas por pesquisadoras brasileiras e europeias. Foram premiadas dissertações e teses tais como Requisitos jurídicos e boas práticas no comércio eletrônico; Regulação da IA e dark patterns nas redes sociais; Restrições de liberdades fundamentais dos empregados nas organizações de tendência; Segurança jurídica nas trocas automáticas de informações fiscais entre jurisdições. O resultado foi apresentado online durante o Fórum Impactos Econômicos e Sociais dos Litígios de Massa, realizado pelo FIBE no CCB, em Lisboa.  

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Diário de Notícias
www.dn.pt