Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Provedoria chama atenção do Governo para aceitação de documentos vencidos
Imigrantes à porta de centro de saúde em Odemira. Foto: Leonardo Negrão

Provedoria chama atenção do Governo para aceitação de documentos vencidos

Foi somente em setembro deste ano - quatro anos depois e com a troca de Governo - que os órgãos públicos do país receberam cartazes informando que os documentos estavam válidos por força de um decreto-lei.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

A Provedoria de Justiça, órgão de apoio aos direitos dos cidadãos, chamou a atenção do Governo para o fato de os serviços públicos não aceitarem documentos vencidos de imigrantes, em desrespeito com a lei. A situação vem sendo divulgada pelo DN Brasil e pelo Diário de Notícias há meses, com diversos casos de prejuízos aos cidadãos.

A entidade recebeu diversas denúncias sobre este tema. “Queixas e informações recebidas na Provedoria sugerem, no entanto, a existência nos serviços públicos de casos de recusa de análise de pedidos com fundamento na caducidade dos documentos expirados, não obstante a lei permitir a sua utilização”, destaca a Provedoria de Justiça em nota.

O problema não é novo. Desde 2020, o decreto que permite a validade dos documentos vencidos vem sendo renovado periodicamente. No entanto, até algumas semanas, esta informação estava restrita ao Diário da República (DRE) e aos meios de imprensa que divulgaram a notícia.

Foi somente em setembro deste ano - quatro anos depois e com a troca de Governo - que os órgãos públicos do país receberam cartazes informando que os documentos estavam válidos por força de um decreto-lei. O DN Brasil sabe que é uma medida destinada, principalmente, aos funcionários destes serviços, não aos cidadãos.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Além destes problemas, outra consequência é o aumento da procura por atendimento na Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA).  “As dúvidas escusadamente geradas levam ainda a uma sobrecarga de afluência de cidadãos estrangeiros às lojas AIMA para pedir informação sobre a prorrogação legal, o que pode ser evitado e causa entropia num atendimento já fortemente pressionado”.

A orientação do órgão ao Governo é que melhore a divulgação da informação sobre a validade dos documentos. “A Provedoria de Justiça sublinha, pois, a necessidade urgente de melhorar a divulgação da informação sobre a prorrogação da validade de documentos de cidadãos estrangeiros em Portugal, de modo a garantir que todos os serviços estejam adequadamente informados e que as pessoas migrantes possam exercer os seus direitos sem obstáculos”.

A sugestão é que sejam fixados materiais de divulgação nos órgãos públicos, medida já realizada em setembro. Já o problema de ter os documentos vencidos, especialmente para quem possui o título da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), não tem um prazo certo para ser resolvido.

O Governo deu entrada em uma proposta de lei para mudança no documento, mas o incluiu junto com outra proposta sem consenso no Parlamento. O projeto será analisado em uma comissão antes de voltar para votação em plenário, algo que deverá acontecer somente a partir de dezembro, após o fim das discussões do Orçamento do Estado.

amanda.lima@dn.pt

Leia também

Indefinição sobre título CPLP preocupa brasileiros
O problema foi gerado no Governo anterior, que criou o documento, sem dar as informações sobre todas as limitações que os imigantes teriam ao abrir mão da longa espera pela manifestação de interesse pela rápida CPLP.
Mudança na Lei da Nacionalidade completa seis meses sem valer na prática
Lei entrou em vigor no mês de abril, mas até hoje não foi regulamentada.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais