Professores cariocas lançam livro com dicas "para o sucesso" de negócios de imigrantes
Com o estudo, os professores conseguiram perceber que os microempreendedores no exterior mudam "completamente" de percurso profissional quando detectam uma oportunidade, característica vantajosa dos brasileiros.
Texto: Caroline Ribeiro
Foram 12 anos estudando os empreendimentos de brasileiros imigrantes em 19 países, com muitas viagens e colaborações com outros pesquisadores. Agora, os professores Eduardo Picanço Cruz, do departamento de empreendedorismo e gestão da Universidade Federal Fluminense, e Roberto Falcão, da UNIGRANRIO AFYA, lançam o livro Empreendedorismo de Imigrantes Brasileiros: orientações para o sucesso da sua microempresa no exterior.
O título parece audacioso, afinal como garantir que o negócio criado por um estrangeiro vai prosperar em um território desconhecido? Para Eduardo, o caminho para o sucesso começa com a análise de dois eixos: "olhe para o tempo de imigração e olhe para o ambiente, a partir daí você vai começar a criar sua estratégia", explica ao DN Brasil.
É nestes dois eixos que o livro aposta para orientar os leitores. O conteúdo é baseado em entrevistas com cerca de 350 empresários brasileiros e questionários com mais de 7500 imigrantes em países europeus, como Portugal, Alemanha, Estônia, e ainda Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão. Ao longo da pesquisa, os professores, que publicaram mais de 40 artigos sobre o tema em revistas científicas, organizaram os resultados para compartilhar de forma mais acessível com qualquer brasileiro que esteja empreendendo ou que tenha a intenção de começar um negócio no exterior.
O professor Eduardo Picanço exemplifica a análise dos eixos.
"Eu imigrei, será que já está na hora de vender brigadeiro? Ou está na hora de eu, antes, ganhar dinheiro de algum jeito e depois apresentar o brigadeiro para os portugueses? Isso é o tempo. E outra coisa é o ambiente. Nesse ambiente, já tem muito imigrante brasileiro? Se não tem, eu estou sozinho, eu tenho que desenvolver, eu tenho que doutrinar as pessoas a consumir aquele tipo de produto. Se eu for vender brigadeiro para um português, vou ter que abrir uma lojinha, mas eu posso vender brigadeiro para o brasileiro, que eu não preciso fazer nenhuma adaptação, não precisa ter um gostinho diferente", explica.
O livro traz a análise de casos de empreendimentos de sucesso, mas também exemplos de fracassos. "Os grandes erros que a gente foi vendo de negócios que faliram foi por desorientação no eixo tempo e no eixo ambiente. Você oferecer o produto errado para a pessoa errada", explica, citando o caso de duas famosas redes de churrascarias do Brasil. "O Porcão faliu. Tinhas lojas em Miami, Lisboa, Milão. Achou que, por haver muitos turistas do Rio de Janeiro nesses locaisl, as pessoas já entendiam o sistema de rodízio. Precisou o Porcão falir para o Fogo de Chão chegar e aproveitar. Agora, as pessoas já sabem o que é rodízio".
Perfil
Com o estudo, os professores conseguiram perceber que os microempreendedores no exterior mudam "completamente" de percurso profissional quando detectam uma oportunidade, característica vantajosa dos brasileiros. "A gente conseguiu ver que mais de 80% não estavam nem trabalhando na mesma área em que trabalhavam no Brasil", diz Eduardo.
De acordo com o professor, cada país tem oportunidades diferentes, o que resulta em perfis diferentes de negócios. Em Portugal, os brasileiros empreendedores no Porto, cidade onde foi realizada a pesquisa, estão "muito envolvidos em negócios de turismo, basicamente, em restaurantes e serviços de suporte. Pessoal que faz remessa de dinheiro para o Brasil, pessoal que tinha uma empresa de contabilidade, advogados de imigração".
Com a publicação, os professores esperam contribuir de maneira positiva para o crescimento dos brasileiros no mundo dos negócios no exterior. O livro, da editora Becalete, está disponível para compra em formato físico ou como e-book. Materiais extras, como ensaios, vídeos e links para os artigos científicos podem ser consultados no site do projeto.
caroline.ribeiro@dn.pt