Prêmio Literário José Saramago vai anunciar vencedor: brasileiro Rafael Gallo participará da cerimônia
A cerimônia será no Centro Cultural de Belém, aberta ao público. As pessoas interessadas em assistir devem reservar lugares até dia 17 de novembro.
Texto: Caroline Ribeiro
Considerado um dos mais importantes reconhecimentos da literatura em língua portuguesa, o Prêmio José Saramago vai anunciar, na próxima terça-feira, dia 19, o vencedor da edição de 2024. A cerimônia vai ser realizada no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB) e contará com a participação do escritor brasileiro Rafael Gallo, premiado na edição anterior, em 2022.
O Prêmio Saramago reconhece trabalhos inéditos de autores de até 40 anos nacionais dos países de língua portuguesa. O vencedor será publicado e distribuído em Portugal pelo Grupo Porto Editora e no Brasil pela Globo Livros. A edição portuguesa será comercializada também em todos os países da lusofonia em que não haja uma versão local. O autor da obra vencedora leva um prêmio em dinheiro de 40 mil euros (244.800 reais na cotação atual).
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O Prêmio Literário José Saramago foi instituído para celebrar a atribuição do Prêmio Nobel de Literatura de 1998 ao escritor português José Saramago. A iniciativa foi criada para ser um instrumento de fortalecimento da língua, através do incentivo aos trabalhos de jovens escritores da lusofonia. Exemplo disso é Rafael Gallo, escritor nascido em São Paulo, em 1981 e atualmente residente em Lisboa, que ganhou destaque na literatura brasileira e portuguesa com o seu romance Dor Fantasma, premiado na edição anterior.
A cerimônia no CCB terá início às 15h, aberta ao público, limitada à lotação da sala. As pessoas interessadas em assistir à entrega do prêmio devem reservar lugares até dia 17 de novembro, através do email geral@premiojosesaramago.pt. Após a confirmação da reserva, os bilhetes vão ficar disponíveis na bilheteria do CCB. Os que não foram levantados até 15 minutos antes do início da cerimônia serão, novamente, disponibilizados.
caroline.ribeiro@dn.pt