Prêmio Estrela do Atlântico revela primeiras indicações
A votação começa no dia 1º de novembro e vai até às 12h do dia 13 de novembro. Os vencedores e vencedoras serão conhecidos na tarde do dia 14 de dezembro, na cerimônia de premiação.
Texto: Amanda Lima
Depois da análise do perfil de mais de dois mil brasileiros e brasileiras indicados, a organização do prêmio Estrela do Atlântico começa a revelar os primeiros escolhidos. O DN Brasil divulga com exclusividade os primeiros nomes, que vão passar por votação do público para eleição dos premiados.
A revelação começa na categoria Alvorada, uma novidade desta edição. Segundo Higor Cerqueira, criador do prêmio, nesta categoria estão "talentos em ascensão na produção de conteúdo, simbolizando uma constelação que brilha no universo criativo". É deste princípio que parte o nome Alvorada. "Assim como as estrelas que surgem no horizonte, esses criadores se destacam por sua originalidade e impacto, iluminando novas perspectivas e inspirando mudanças", destaca o jovem empresário.
A categoria é dividida em duas. Uma delas exclusivamente com brasileiros que moram em Portugal e outra com quem mora nos demais países europeus. Em Portugal, vão concorrer:
- Portugal Se Calhar
- José em Portugal
- Mayan Xavier
- Tatiane Santos
- Thiago Prado
- Fernanda Chailles
- Ka em Portugal
- Altas Dicas.
Na Europa, foram escolhidos pelo comitê avaliador para esta fase de votação:
- Tem de Tutto (Itália)
- Carolina Ruiz (Turquia)
- Brasileiros em Madrid (Espanha)
- Guia Brasileira na Suíça (Suiça)
- "Te Vejo Por aí (Bélgica)
- "Uai Londres (Inglaterra)
- Imigrante na Real (Espanha)
- Bruna Witko (Alemanha).
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
No total, são 10 categorias para personalidades destaque e seis para empresas e empreendedores. "É uma forma de ser mais inclusivo e reconhecer ainda mais os talentos brasileiros em solo europeu", pontua o imigrante. Além da novidade da categoria Alvorada, outras duas novas são o Guaraci e a Comunicação Criativa.
No Guaraci, o objetivo é homenagear "quem brilhou intensamente". O nome vem da cultura tupi-guarani, em que Guaraci é o Deus Sol, a maior estrela da constelação. Nesta categoria foram escolhidas pessoas "que se destacam por suas narrativas autênticas e inspiradoras, abordando temas relevantes e promovendo reflexões sobre a vida, a cultura e a adaptação, servindo como fonte de inspiração para tantos outros produtores de conteúdo", explica Higor.
Já a “Comunicação Criativa” visa estimular a criatividade "como um elemento essencial na produção dos conteúdos, desafiando as futuras gerações a repensar a produção de conteúdo dentro dos espaços digitais". Os nomes dos indicados nestas novas categorias e nas demais serão divulgados ao longo dos próximos dias.
A votação começa no dia 1º de novembro e vai até às 12h do dia 13 de novembro. Os vencedores e vencedoras serão conhecidos na tarde do dia 14 de dezembro, na cerimônia de premiação. A gala vai ocorrer no Auditório Francisco de Assis, no Porto, com transmissão ao vivo nas redes sociais.
amanda.lima@dn.pt