Prefeito de Braga defende brasileiros e critica ataques xenófobos de moradores
O prefeito destacou que os imigrantes são importantes para “desenvolvimento económico da cidade e, até, para a salvaguarda de diversos setores e serviços essenciais”.
Texto: Amanda Lima
Ricardo Rio, prefeito de Braga, utilizou o seu perfil pessoal no Facebook para criticar os mais recentes ataques xenófobos à comunidade brasileira na cidade. Em postagem realizada ontem, o líder municipal chamou atenção para a utilização de “dezenas de perfis falsos e os xenófobos habituais, alguns Bracarenses” para atacar dois casos recentes relacionados com a presença de brasileiros em Braga.
Um deles foi uma festa junina brasileira do fim de semana, a segunda desta modalidade na cidade. “A ignorância não serve de justificação para muitos dos disparates escritos. A iniciativa promovida pela Associação UAI, presta tributo a uma tradição brasileira que vem do tempo dos descobrimentos, de homenagem aos santos populares, com particularidades que qualquer consulta simples à Wikipédia pode ajudar a conhecer”, explicou Rio.
De acordo com o líder municipal, muitos tentaram divulgar que seria uma substituição do tradicional São João de Braga, o que não é verdade. Mesmo assim, admitiu que se qualquer comunidade que more na cidade pode “evocar as suas tradições” e questionou “ em que é que isso incomoda os ‘locais”?
O outro caso foi o anúncio de uma nova área verde na cidade com mais de 2,5mil m2. O parque foi nomeado como “Jardim Brasil”. “Nova comoção, porque em reconhecimento do apoio de quem entendeu oferecer todas as árvores aí plantadas, se optou por batizar o Jardim com o nome do seu País de origem2”, disparou.
Ricardo Rio destacou ainda que “haveria muito a dizer” sobre a contribuição dos brasileiros que vivem em Braga, cerca de 15 mil pessoas, além das outras 130 nacionalidades presentes no município. O prefeito destacou o “desenvolvimento económico da cidade e, até, para a salvaguarda de diversos setores e serviços essenciais”.
O bracarense afirmou que há uma “emergência deste discurso xenófobo, ora explícito, ora dissimulado”. Na visão do prefeito, deveria ser realizada uma campanha “contra este discurso de ódio e de intolerância que alguns querem estimular”. Ao mesmo tempo, reforçou que os xenófobos não representam a maioria do povo de Braga. “Felizmente, esse não é o retrato de Braga, nem da maioria dos Bracarenses”, finalizou.
Além do texto, ele respondeu alguns dos centenas de comentários na publicação. Em um deles, a internauta tentou associar a presença de imigrantes com a criminalidade. A resposta do prefeito foi de que “não há evidência estatística” sobre o tema. “Sabe que a nacionalidade da criminalidade é proporcional à população, certo? Sabe que pelo seu estatuto económico e social, a maior parte dos emigrantes brasileiros e não só, são mais potenciais vítimas de crimes do que criminosos, certo?”.
Além de críticas, a publicação também recebeu elogios pela postura do líder da cidade. “Nas nossas escolas há crianças e jovens de várias nacionalidades. Gostam de viver em Braga. Discursos xenófobos não representam a maioria dos bracarenses”, escreveu a professora Cristina Fontes. Bruno Gutmann, advogado brasileiro residente em Braga também elogiou. “Muitos parabéns pelo texto! Infelizmente, as redes sociais estão repletas de perfis "robôs" e perfis fakes, que só espalham discurso de ódio e comentários impróprios”.
Ricardo Rio é do Partido Social Democrata (PSD) e autarca desde 2013. Já ocupou diversos cargos públicos e foi professor universitário. Na sua gestão, Braga tem vindo a ser reconhecida como uma cidade exemplo de integração dos imigrantes. Os brasileiros são a maior comunidade estrangeira residente no município.
https://www.facebook.com/share/p/7JRgtXsZ3XHzHAmS/
amanda.lima@dn.pt