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“Portugal pode deixar o Brasil melhor e o Brasil pode deixar Portugal maior”
Edição de 2025 está confirmada. Foto: Alberto Monteiro.

“Portugal pode deixar o Brasil melhor e o Brasil pode deixar Portugal maior”

A feira de negócios Brasil Origem Week teve cultura, moda e gastronomia e integração de brasileiros e portugueses.

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por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Quem passou pelo WOW em Vila Nova de Gaia nos últimos dias pode conhecer um Brasil que vai além daquele mostrado nas novelas, geralmente ambientadas no Rio de Janeiro. Cacau do Pará, a doce fruta jabuticaba e vinho produzido no sertão foram alguns dos produtos à mostra na feira de negócios Brasil Origem Week. Nas pinturas, onça-pintadas e capivaras decoraram o espaço. 

Foi a primeira edição do evento, que visa realizar negócios de portugueses no Brasil e vice-versa, mas não só. A programação foi idealizada para unir outros aspetos, como a gastronomia, apresentações culturais, desfiles de moda com marcas brasileiras e fóruns de discussões. Exposições de arte e de fotografias completaram a parte artística do evento, marcado também por fóruns de discussões.

O primeiro deles discutiu os investimentos entre Brasil e Portugal, como a troca de boas práticas e reflexão sobre como pode ser possível aumentar a balança comercial entre os dois países. Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil, destacou que o comércio quase duplicou na última década, mas que ainda há muito por fazer, como a diversificação dos produtos exportados. Carreiro também pontuou que Portugal é “naturalmente” uma entrada de fácil acesso para o mercado europeu no geral, além das semelhanças culturais e idioma comum.

No segundo dia, a relação histórica entre Brasil e Portugal foi o destaque, com quatro painéis que uniram especialistas brasileiros e portugueses. O historiador Gonçalves Guimarães explanou sobre as trocas mercantis. “A relação vai muito além de produtos. Temos muita presença do Brasil na culinária, nos temperos e das novelas e manifestações culturais”, destaca o historiador português, autor de mais de 30 livros.

Hoje, a tarde de discussões foi sobre empreendedorismo feminino. O painel “Empreendedoras além-fronteiras: perspetivas, desafios e triunfos”reuniu quatro empresárias brasileiras que atuam na Europa. Patrícia Lemos, Catarina Zuccaro, Rijarda Aristóteles e Cristina Lambermont falaram sobre a necessidade de conhecer a cultura local para empreender, e sobre a necessidade de adaptação ao mercado e à própria sociedade. “É um recomeço, chegar aqui e reaprender, desapegar de quem éramos no Brasil”, explicou Pati Lemos, que deixou a carreira publicitária para viver em Portugal com mais tranquilidade e segurança com a família.

Para Marco Lessa, criador da feira, a primeira edição já superou as expetativas. “O fluxo está bem interessante, regular. E as pessoas, não só de brasileiros, mas brasileiros, portugueses e estrangeiros de outros países, comprando, discutindo negócios futuros, as ações culturais, as atividades relacionadas às exposições de arte, música, fotografia, muito bem avaliadas e com uma excelente frequência”, diz o empresário baiano.

A edição teve estandes do governo do Pará e da Bahia. Para 2025, o CEO não tem dúvidas da participação de mais estados. “Já temos vários contatos para a próxima edição aqui em Portugal, mas também para as feiras que vamos realizar na Bélgica, França e Espanha”, ressalta Lessa. A próxima paragem será em Bruxelas, no início de setembro.

Marco Lessa, empresário no ramo do cacau, escolheu Portugal para ser a base dos negócios na Europa. “Se eu soubesse como era já tinha feito antes, eu e a minha família estamos amando morar em Portugal”, avalia. O foco dos negócios é a integração entre os dois mercados. “Portugal pode deixar o Brasil melhor e o Brasil pode deixar Portugal maior”, destaca.

No final do ano passado, o empresário inaugurou em Vila Nova de Gaia a Casa Brasiliana, o primeiro hub de produtos brasileiros no país. O primeiro container com mais de 50 tipos de artigos já atravessou o oceano e foi comercializado no mercado europeu. Além de promover a exportação, Marco auxilia os pequenos produtores a se adequarem aos padrões exigidos na União Europeia (UE).

“Nossa intenção é contribuir para que isso ocorra, mas de uma forma equilibrada, onde todos ganhem, onde o Brasil possa mostrar toda a sua força e, principalmente, a sua diversidade, qualidade com seus produtos sustentáveis absolutamente diversificado, plural, em todas as regiões”.

A programação do Brasil Origem Week encerra neste domingo, com cozinha show, atividades infantis e o ciclo de música “Concertos Além-Mar”. A entrada é livre.

amanda.lima@globalmediagroup.pt

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