Portugal cai uma posição no Índice Global da Paz; Brasil segue embaixo na tabela
Brasil se mantém no 131º lugar do ranking. Estudo aponta que não havia tantos conflitos simultâneos no mundo desde a II Guerra Mundial.
Texto: Agência Lusa / DN Brasil
Portugal caiu uma posição no Índice Global da Paz e agora é o sétimo país mais pacífico do mundo, segundo o ranking de 2024 do Instituto de Economia e Paz (IEP), divulgado esta terça-feira (11). O Brasil se mantém no 131º lugar, no grupo de nações onde o "estado de paz" é considerado baixo.
Esta é a décima oitava edição do índice, elaborado anualmente pelo IEP em colaboração com a Organização das Nações Unidas (ONU). O pódio da lista de países mais pacíficos é ocupado pela Islândia, Irlanda e Áustria. No fundo da tabela estão o Afeganistão, o Iémen, a Síria, o Sudão do Sul e a República Democrática do Congo.
O relatório apresenta uma análise completa sobre a paz, valor econômico, tendências e forma de desenvolver sociedades pacíficas, abrangendo 99,7% da população mundial através da análise de 23 indicadores qualitativos e quantitativos. Estes indicadores estão agrupados em três domínios-chave: Conflitos em curso, Segurança e Proteção e Militarização.
O Índice Global da Paz 2024 indica que há, hoje, 56 conflitos a nível global, o maior número desde a II Guerra Mundial, e alerta para o fato de o mundo estar numa encruzilhada onde existe o risco de um agravamento de grandes conflitos caso não seja feito um esforço internacional conjunto.
dnbrasil@dn.pt