Porto recebe nesta semana o maior festival de chocolate do Brasil
Todas as atividades do evento são gratuitas.
Texto: Amanda Lima
A terceira edição em Portugal do Chocolat Festival começa nesta semana em Vila Nova de Gaia, com expectativa de superar o número de visitantes do ano passado. “Queremos superar em visitantes e em negócios os últimos dois anos, com um público superior a 50 mil pessoas passando pelo evento e, portanto, atingir os objetivos de vendas durante o festival, mas também de negócios futuros”, diz ao DN Brasil o empresário Marco Lessa, idealizador do evento. Com entrada gratuita, a programação vai de quinta-feira até domingo, no espaço WOW.
De acordo com o brasileiro, o evento terá novidades. “Teremos mais de seis países representados por suas associações, portanto, com chocolates dos seus associados. Nós estamos falando aí de, além de Portugal, Japão, Espanha, Brasil, França, além de chfes de vários países que vão mixar receitas com chocolate, receitas de seus países e gastronomia portuguesa”, detalha.
Logo na entrada, os participantes vão experimentar uma viagem sensorial que simula uma plantação de cacau. Os fãs de chocolate poderão provar e conhecer marcas não só do Brasil e Portugal, mas de países como França, Equador, Bélgica e Madagascar.
A programação também inclui kidscooking para as crianças e showcooking para adultos, ambos com receitasà base de chocolate, workshops e desfile de moda. Uma das atrações mais esperadas é a criação da escultura de chocolate de 200 quilos, comandada pelo chef brasileiro Leo Vilella.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Nas palestras sobre o setor do cacau e do chocolate, estarão especialistas nacionais e internacionais como o português Pedro Araújo, criador do The Chocolat Story Museum, e Fabia Ribeiro, da VinteVinte, a costarriquenha Maria Jimenez, o britânico Spencer Hyman, os franceses Vincent Ferreira e Chloé Doutre e a espanhola Raquel Gonzalez Setién, co-fundadora da Kaitxo.
Segundo Lessa, eventos promovidos pela empresa buscam sempre ter atividades para todos os públicos, integrando cultura e negócios. Por falar nesta área, outra novidade é a realização Origem Brasil, com rodadas de negócios feita para produtos brasileiros com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Estão confirmados mais de 10 empresários de diversas partes da Europa. “A gente considera Portugal estratégico do ponto de vista de hub para a distribuição para o continente europeu”, explica Marco.
Todas as atividades do evento são gratuitas. Nesta quinta a feira será das 18h às 22h, enquanto nos demais dias começa àa 14h e termina às 22h. O WOW - World of Wine fica rua do Choupelo, 39, em Vila Nova de Gaia.
amanda.lima@dn.pt
Este texto está na edição impressa de hoje do Diário de Notícias, na seção DN Brasil.