Porto recebe exposição sobre a história de Brasília, com maquete da cidade e mostra de filmes
"Brasília - Da utopia à Capital" traz documentos históricos, obras de arte e dois eventos paralelos, tudo de graça, à cidade do Porto a partir de 1 de agosto.
Texto: DN Brasil
De 1 de agosto a 27 de outubro, o Instituto Pernambuco Porto recebe a exposição Brasília - Da utopia à Capital. A mostra apresenta as ideias, personagens e percursos históricos que levaram à criação de Brasília, em 1960, e transformaram a cidade em um símbolo do modernismo brasileiro.
Documentos históricos reunidos na exposição, como o projeto Plano Piloto, mostram o esforço da construção de Brasília, compartilhado por funcionários públicos, arquitetos, artistas e candangos. Uma maquete da capital foi especialmente concebida para a exposição a partir de imagens de satélite, em alta resolução, medindo 6x4,80 metros.
Vislumbrada como uma obra de arte completa, com características de museu a céu aberto, o projeto de Brasília encomendou obras a um prestigiado grupo de artistas: Athos Bulcão, autor de fachadas, pinturas e azulejos; Marianne Peretti, autora dos vitrais da Catedral Metropolitana; Alfredo Ceschiatti, escultor dos anjos da Catedral; Roberto Burle Marx, artista criador de projetos paisagísticos dos principais espaços públicos da capital, como o Parque da Cidade, o Palácio do Itamaraty, as superquadras, as praças e eixos do plano piloto, além de obras e projetos para seus interiores. Algumas dessas obras e seus estudos fazem parte da mostra e serão exibidos pela primeira vez em Portugal.
Além de reunir elementos relacionados à arquitetura, a curadora, Danielle Athayde, propõe analisar a produção artística dos anos de construção da capital, assim como olhar para a representação atual da cidade, com obras inéditas de artistas contemporâneos feitas especialmente para a mostra. Danielle Athayde fez pesquisas na Fundação Ortega y Gasset, em Madri, na Espanha, para a montagem da exposição, que já circulou por 12 capitais, como Paris, Berlim, Moscou, Londres, recentemente em Roma e agora chega a cidade do Porto.
A programação conta ainda com dois eventos paralelos.
Mostra de cinema Brasília Viva
De 1 a 4 de agosto, a mostra traz a exibição de filmes de ficção e documentários produzidos ou rodados na capital do Brasil, que é atualmente o terceiro polo de produção audiovisual do país. Os filmes selecionados têm curadoria do diretor e produtor de cinema Ronaldo Duque, com temas variados, como a história da cidade, sua diversidade cultural e desafios urbanos e sociais. A exibição será no auditório do Instituto Pernambuco Porto, sempre às 19h30, com entrada gratuita.
Seminário Global "Brasília: Patrimônio, Turismo, Sustentabilidade e a CPLP"
Com coordenação da internacionalista Leiliane Rebouças, o seminário quer promover o diálogo sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e natural não apenas de Brasília, mas também de outras cidades cujos bens são reconhecidos como patrimônio cultural da humanidade. Além disso, o evento busca explorar as oportunidades e apresentar os desafios do turismo sustentável, alinhando-se e discutindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela agenda das Nações Unidas a serem atingidos em 2030.
A visitação à exposição é gratuita, de 1 de agosto a 27 de outubro, de segunda a sexta das 9h às 18h, no Instituto Pernambuco Porto.
dnbrasil@dn.pt