Polícia prende três imigrantes sem documentos em Portugal
De acordo com a GNR, os estrangeiros serão apresentados em tribunal amanhã (24) para decisão do juiz sobre permanecerem ou não em Portugal.
Texto: Amanda Lima
Três imigrantes foram detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) hoje (23) por não terem documentos de residência no país. De acordo com a GNR, os estrangeiros serão apresentados em tribunal amanhã (24) para decisão do juiz sobre permanecerem ou não em Portugal.
A detenção aconteceu durante ação de fiscalização em Odemira, na região do Alentejo. Os cidadãos possuem idade entre os 23 e 28 anos, segundo a GNR. A operação faz parte das medidas determinadas com o plano para a imigração, que incluiu o fim da manifestação de interesse. A GNR já confirmou ao DN Brasil que outras operações serão realizadas em todo o território nacional.
Na ação de hoje, foram abordados 167 cidadãos, entre os quais estavam os três imigrantes indocumentados. Outros 15 foram multados por não terem efetuado a declaração de entrada no país, necessária quando a fronteira utilizada é terrestre. Uma operação semelhante foi realizada também no Alentejo na semana passada, quando 66 imigrantes foram multados.
A operação desta terça-feira foi realizada pelo Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração de Portimão. As ações da GNR estão previstas para ocorrer em todo o país. De 29 de outubro até o final de abril deste ano, ou seja, nos seis primeiros meses de atividade, foram fiscalizados 9,5 mil cidadãos estrangeiros. As ações foram focadas "sobretudo para os sectores da agricultura, da indústria e dos serviços".