Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Livro Pobre de Direita, de Jessé Souza, é lançado em Lisboa hoje

O lançamento será às 18h na livraria da Travessa, no bairro Príncipe Real.

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Livro Pobre de Direita, de Jessé Souza, é lançado em Lisboa hoje
Foto: Divulgação

Texto: Amanda Lima

A tinta do livro Pobre de Direita - A vingança dos bastardos, do sociólogo brasileiro Jessé Souza, ainda está fresca. A obra está em pré-venda no Brasil e será lançada em Lisboa hoje (8). O lançamento será às 18h na livraria da Travessa, no bairro Príncipe Real. Jessé está na capital portuguesa para uma agenda extensa de palestras, sendo um dos convidados do seminário "O Brasil na Nova Ordem Mundial", na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em Pobre de Direita - A vingança dos bastardos, o sociólogo argumenta que o racismo está na raiz da virada do Brasil para a direita radical, desbancando a ideia de que as causas seriam a pauta dos costumes e a economia. Para chegar a esta conclusão, durante três anos, o pesquisador foi para o terreno ouvir as pessoas e suas reivindicações. A pesquisa concentrou-se em dois grupos principais: o branco pobre e o negro evangélico.

Jessé conversou com lideranças evangélicas e fiéis de comunidades das favelas cariocas e áreas em São Paulo como Capão Redondo e Jardim Ângela. Já os brancos de classe pobre financeiramente foram ouvidos no interior do estado de São Paulo e nos três estados da região sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Como conclusão destas conversas, o sociólogo explica que as pessoas querem ser reconhecidas. "As pessoas, cansadas de serem humilhadas ou vistas como burras, querem reconhecimento, algo que a direita radical foi lá e deu, algo que a esquerda não teve habilidade de fazer", analisa o escritor.

"A ideia da esquerda foi de melhorar um pouquinho ali a relação econômica achando que espontaneamente as pessoas vão gostar, mas isso é um marxismo vulgar, é um tiro no pé, que se transformou em um tiro na cabeça", analisa. A obra estará disponível na livraria Travessa, em Lisboa.

Além do evento da CPLP e do lançamento do livro, Jessé também participa da aula aberta "Como o racismo construiu o Brasil", nesta quarta-feira (9), às 18h. O evento será na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na avenida de Berna, 26, sala D106.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

“Diplomas na gaveta”: livro O Mau Selvagem aborda desafios da nova vaga de imigrantes em Portugal
O tipo de imigrante narrado na história é aquele que possui um diploma de ensino superior - às vezes até mais do que isso - mas que trabalha em serviços ditos “não qualificados”, ou seja, em que não é preciso uma formação acadêmica para desempenhar.
Brasileiros criam a Língua Mátria, nova editora de livros dedicada a autores lusófonos
Iniciativa de Bianca Vivarelli e Jaime Mendes, radicados em Lisboa há quatro anos, destaca a pluralidade cultural e linguística de autores de língua portuguesa, com foco em temas sociais.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais