Brasileira é pioneira nas terapias japonesas em Lisboa
A brasiliense Vanessa Nascimento promove o evento para comemorar duas décadas de criação de seu Nipon Spa, centro de terapias japonesas; celebração será em Telheiras.
Texto: Nuno Tibiriçá
Em Lisboa desde o início dos anos 2000, a brasiliense Vanessa Nascimento é uma das organizadoras do 1.º Encontro Cultural Japão-Portugal. Após viver por 13 anos no Japão, Vanessa se apaixonou por Portugal quando esteve de férias no país no início do século e, pouco depois, resolveu se mudar para cá. Já estabelecida na terrinha, ela iniciou o Nipon Spa Japonês, um centro de terapias japonesas que completa neste ano 20 anos de criação.
Para homenagear a data, Vanessa prepara a organização do encontro para este sábado (9), em evento que contará com uma imersão nas terapias, artes marciais, cultura, culinária e músicas japonesas. A entrada é gratuita.
"Começamos com as terapias voltadas para dores e equilíbrio, formamos terapeutas e, atualmente, atuamos também com técnicas de rejuvenescimento, como o lifting Kobido, e estética a partir da sabedoria oriental. Criamos uma história e agora vamos avançar para outros países vizinhos”, revela Vanessa.
Durante sua temporada de mais de uma década no Japão, ela vivenciou o poder das terapias japonesas, algo profundamente enraizado na cultura do país, conhecido pela longevidade das pessoas. Segundo Vanessa, os japoneses tem uma das expectativas de vida mais alta do mundo e isso não é por acaso: parte desse segredo reside na forma como cuidam do corpo e da mente ao longo da vida.
A especialista afirma que ao trazer as práticas de massagens e terapias japonesas para Portugal pode observar no cotidiano como esses conhecimentos passaram a beneficiar também a população daqui. “Temos clientes e alunos de todas as partes do país, acompanhamos a evolução de cada um e isso tem sido muito gratificante e um estímulo para avançarmos um pouco mais, especialmente agora, ao celebrarmos 20 anos de história por aqui”, afirma.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O encontro de sábado contará com uma presença especial para Vanessa: seu antigo mestre e renomado médico especialista em terapias japonesas, Soichiro Matsumoto, vem do Japão a Lisboa para prestigiar os 20 anos do centro de terapias, que o próprio ajudou a fundar. Para a brasiliense, a presença do mestre em Lisboa será um momento especial e marcará um novo ciclo de cursos no continente europeu.
“O público presente terá a honra de reencontrar o grande professor e também aprender um pouco sobre as tradições de curas milenares durante todo o dia em workshops e rodas de conversa. Será uma rara oportunidade de vivências terapêuticas profundas”, comenta.
Durante o sábado, o público que passar pelo evento terá acesso a oficinas de arranjos florais, caligrafia japonesa e origami e aulas de Karate e Kobudô. A equipe técnica ainda estará disponível no local para quem quiser ter acesso a massagens terapêuticas a valores sociais. Isso sem contar claro, as bancas com culinária típica japonesa, imprescindíveis para o encontro.
Para Vanessa, a iniciativa é uma oportunidade para a comunidade de Lisboa conhecer técnicas e saberes ancestrais japoneses, que beneficiam pessoas em todo o mundo: “Queremos comemorar junto com o país que nos abraçou e, por isso, organizamos um evento que promove a integração da tradição japonesa com os portugueses e promete uma experiência imersiva e enriquecedora”, diz a brasileira.
O 1.º Encontro Cultural Japão-Portugal, marcado para este sábado terá início às 10h na região de Telheiras, em Lisboa, mais precisamente na Avenida das Nações Unidas. O evento conta com os apoios da Embaixada do Japão e da Junta de Freguesia de Carnide.
nuno.tibirica@dn.pt