Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Pesquisa analisa relação entre discurso de ódio e imigração em Portugal
O inquérito é realizado como parte do Migramyths, projeto desenvolvido pela Casa do Brasil de Lisboa. Foto: Mika Baumeister / Unsplash

Pesquisa analisa relação entre discurso de ódio e imigração em Portugal

Através de um questionário online, anônimo, o participante pode descrever situações nas quais já foi vítima ou teve contato com alguma forma de ataque, e sugerir ações para que sociedade e políticos possam prevenir e combater o discurso de ódio.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

A Casa do Brasil de Lisboa lançou uma pesquisa para diagnosticar a relação entre discurso de ódio e imigração em Portugal. Através de um questionário online, anônimo, o participante pode descrever situações nas quais já foi vítima ou teve contato com alguma forma de ataque, e sugerir ações para que sociedade e políticos possam prevenir e combater o discurso de ódio.

O inquérito é realizado como parte do Migramyths, projeto desenvolvido pela Casa do Brasil de Lisboa e financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações. "O objetivo é desconstruir mitos, estereótipos e desinformação sobre a imigração em Portugal", diz a organização sobre o conceito da iniciativa.

A pesquisa quer "ouvir as pessoas imigrantes e conhecer as diferentes realidades e experiências no processo de imigração". As perguntas focam, entre outros pontos, na percepção das pessoas sobre discurso de ódio, nos espaços onde consideram que os ataques estão mais presentes, como redes sociais, escolas, serviços públicos.

Os tipos de discurso de ódio também são analisados. Ataques como xenofobia, antissemitismo, islamofobia, lgbtfobia, misoginia estão entre os que podem ser distinguidos pelos participantes.

caroline.ribeiro@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais