Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Luso-brasileiro se torna o jogador mais velho a disputar uma Eurocopa

Em sua quinta edição com a camisa de Portugal no torneio, Pepe quebrou recorde na Eurocopa

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Luso-brasileiro se torna o jogador mais velho a disputar uma Eurocopa
O luso-brasileiro Pepe disputa sua quinta Eurocopa por Portugal. Carlos Vidigal Jr. / Global Imagens

Texto: Nuno Tibiriçá

A partida válida pela Eurocopa entre Portugal e República Tcheca na noite da última terça-feira (18) e vencida no sufoco pelos lusos por 2 x 1, marcou um momento histórico para um brasileiro. Képler Laveran de Lima Ferreira, mais conhecido como Pepe, se tornou o jogador mais velho de todos os tempos a disputar uma partida de Eurocopa.

Nascido em Maceió, em 26 de fevereiro de 1983, Pepe superou o recorde que pertencia ao goleiro húngaro Gábor Király. Na edição de 2016 da Eurocopa, vencida de forma inédita pelos portugueses, o goleiro húngaro, então com 40 anos e 86 dias, entrou em campo contra a Bélgica na derrota por 4 x 0. 

Duas Eurocopas depois, Pepe - com 41 anos e 113 dias - bateu o recorde de Király na partida contra a República Tcheca. Dúvida antes do início da partida de estreia dos portugueses no campeonato após sofrer com uma lesão no tendão de Aquiles, o zagueiro acabou por se recuperar a tempo de entrar no time titular de Roberto Martínez.

Um dos capitães da seleção portuguesa ao lado de Cristiano Ronaldo - amigo pessoal e com quem divide vestiário pela quinta Eurocopa seguida - Pepe teve atuação regular na partida contra os tchecos. Jogando em uma linha de três zagueiros, experiência rara na carreira, o veterano atuou os 90 minutos. 

Em Portugal desde 2001, o luso-brasileiro - que também já disputou quatro Copas do Mundo - tem um sotaque que mais parece o português de Portugal do que o alagoano. Ele chegou ao país após jogar nas categorias de base do Corinthians Alagoano entre 1995 e 2001. Na Europa, passou por Marítimo, Porto, Real Madrid e Besiktas, da Turquia. Para a próxima temporada, ainda tem destino indefinido após sua segunda passagem pelo Porto ter se encerrado no último mês de maio. 

Campeão pela seleção portuguesa em 2016, Pepe tenta agora mais um recorde: ser o primeiro brasileiro bicampeão da Eurocopa. Marcos Senna, pela Espanha e Jorginho, Rafael Tolói e Emerson Palmieri, pela Itália, são os outros brasileiros naturalizados europeus que já ganharam o torneio.

A segunda partida de Portugal na Eurocopa será no próximo sábado (22), às 17h, quando enfrenta a Turquia em Dortmund.

nuno.tibirica@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais