Orquestra Jazz de Matosinhos apresenta disco "Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses"

Orquestra Jazz de Matosinhos apresenta disco "Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses"

Espetáculo será neste domingo (24), na Casa da Música, no Porto.
Publicado a

Texto: Nuno Tibiriçá

A Casa da Música, no Porto, recebe no próximo domingo (24) um espetáculo da Orquestra de Jazz de Matosinhos com muitas brasilidades. O conjunto apresenta no repertório trilhas do disco "Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses", lançado em 2020. O show está marcado para às 21h30 e os ingressos ainda estão disponíveis para venda.

Entre as faixas do disco, estão músicas como Linha de Passe (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio), Corcovado e Wave (António Carlos Jobim), Carinhoso (Pixinguinha) e Coisa n.º5: Nanã (Moacir Santos). A faixa de João Bosco e Aldir Blanc, aliás, que teve o arranjo de Nailor Proveta na interpretação da Orquestra Jazz de Matosinhos foi nomeado para Melhor Arranjo nos Grammy Latinos.

O disco resulta de um show com curadoria do musicólogo Zuza Homem de Mello, a convite da Casa da Arquitetura, em Matosinhos, feito para a inauguração da exposição “Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira”, em 2018. Na ocasião, a Orquestra Jazz de Matosinhos interpretou o repertório escolhido por Zuza Homem de Mello, que também escolheu os arranjadores.

Um ano e meio depois, após a morte de Zuza, a Orquestra Jazz de Matosinhos decidiu gravar o show em disco. O álbum foi lançado em simultâneo em Portugal e no Brasil em 2020, pela Biscoito Fino, e teve a participação de de Kiko Freitas (bateria), Gabi Guedes (percussão) e direção musical de Pedro Guedes.

Os ingressos para o espetáculo Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses estão disponíveis para venda neste link. As entradas usam €14.

nuno.tibirica@dn.pt

Leia também

Diário de Notícias
www.dn.pt