Orquestra Indígena do Brasil
Orquestra Indígena do Brasil Imagem de divulgação

Orquestra Indígena do Brasil estreia turnê internacional em Portugal, com parceria com músicos da Madeira

O grupo é formado por 20 músicos originários de diversas etnias indígenas brasileiras. Espetáculo faz uma fusão entre ritmos ancestrais do Brasil e a tradição musical portuguesa.
Publicado a

A Orquestra Indígena do Brasil desembarcou em Portugal para dar início à sua primeira turnê internacional. O grupo estreou no Jardim Municipal do Funchal e prepara-se para a apresentação deste domingo (24), às 18h, no Fórum Machico, também na Madeira.

Formada por 20 jovens músicos originários de diversas etnias indígenas brasileiras, a orquestra apresenta o espetáculo “Sinfonia entre Dois Mundos: Portugal-Brasil”, projeto que marca os 200 anos do reconhecimento da Independência do Brasil por Portugal e que pretende ajudar na difusão do talento e da cultura indígena mundo agora.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O espetáculo foi idealizado pelos músicos Eduardo Martinelli, do Brasil, e Norberto Cruz, da Madeira, traz uma fusão entre ritmos ancestrais brasileiros e a tradição musical portuguesa e vai unir no palco os jovens indígenas com artistas madeirenses. "Inspirado pelas 'Marés' e pela 'Mata', o projeto simboliza as correntes marítimas que historicamente conectaram os dois territórios e valoriza os recursos naturais e culturais da Madeira e do Mato Grosso do Sul", diz a divulgação do projeto.

Ainda em Portugal, o grupo se apresenta também no dia 29 de agosto, às 19h, no Auditório da Casa da América Latina, em Lisboa. Todas as apresentações têm entrada livre.

Fundada em 2016 na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, no Mato Grosso do Sul, estado que concentra a maior parte do Pantanal brasileiro, a Orquestra Indígena é fruto de um projeto social da Fundação Ueze Zahran que oferece ensino gratuito de instrumentos clássicos a crianças e adolescentes indígenas.

"O grupo tem como missão resgatar e preservar músicas do cancioneiro brasileiro, do Pantanal sul-mato-grossense (região próxima à comunidade onde vivem) e das tradições indígenas. Para isso, estabelece parcerias com artistas, projetos e orquestras de destaque nacional", diz em seu site.

Depois de Portugal, a Orquestra Indígena do Brasil segue para apresentações em Barcelona, na Espanha, de 2 a 7 de setembro.

caroline.ribeiro@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Orquestra Indígena do Brasil
Brasileiros participam do Book 2.0, evento que debate o futuro do livro em Portugal
image-fallback
As mulheres e a música clássica, ou uma história reescrita muito recentemente
Diário de Notícias
www.dn.pt