Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Obra de brasileiro estará na coleção Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea
Salvador lançou um livro em abril deste ano. Foto: Arquivo pessoal

Obra de brasileiro estará na coleção Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea

O escritor relata ao DN Brasil o sentimento de ter tido o trabalho escolhido. “Olha, me sinto como uma criança que ganha um presente inesperado".

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

A 16º Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea Entre o Sono e o Sonho, uma das mais importantes de Portugal, terá o poema escrito por um brasileiro. Salvador Neto, de 57 anos e morador de Alcobaça, teve seu trabalho escolhido entre dezenas de outros concorrentes. O nome do poema é Voo da Liberdade e será conhecido no final de setembro, quando está prevista a publicação da obra.

Salvador recebeu um e-mail convidando para escrever, com aviso de que apenas os melhores poemas seriam escolhidos. Um tempo depois, recebeu outro e-mail, com a notícia que tanto esperava. “Às vezes escolhemos, às vezes somos escolhidos. Há que se acreditar nos critérios das comissões que analisam. Como cada pessoa tem suas visões de mundo e de gostos, uma pontinha de sorte ajuda. Mas é preciso sempre entregar o seu melhor”, diz ao DN Brasil.

O escritor relata o sentimento de ter tido o trabalho escolhido. “Olha, me sinto como uma criança que ganha um presente inesperado, sabe.  Estou feliz de ser escolhido, por ser um brasileiro e imigrante e também representar Alcobaça”, conta. Outro fato que deixa Salvador ainda mais feliz é que acaba de se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. “Fiquei seis meses em camas de hospitais e reabilitação”, destaca.

A experiência da recuperação também está descrita no livro Tinha um AVC no meio do caminho, lançado em abril deste ano pela editora Autografia, que possui sedes na Espanha e no Brasil. As experiências de vida são uma das inspirações para a escrita do brasileiro, que trocou o Brasil por Portugal para viver o sonho de morar na Europa.

“As pessoas, suas vidas, com as riquezas humanas que todos temos. Sou humanista, sou ativo defensor dos direitos humanos, da igualdade de direitos, acredito em uma só raça, a humana. A natureza também me dá muita matéria prima para escrever. Mas os sentimentos humanos, esses me dão o fio condutor da minha escrita”, explica. A 16º Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea Entre o Sono e o Sonho estará às vendas nas livrarias e sites da área.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

Professor e tiktoker português viraliza com curiosidades sobre o nosso idioma
Doutor em Línguas, Literaturas e Culturas, Marco franco Neves acumula milhões de visualizações em vídeos com curiosidades e definições sobre a língua portuguesa e tem cativado, também, o público brasileiro.
“Diplomas na gaveta”: livro O Mau Selvagem aborda desafios da nova vaga de imigrantes em Portugal
O tipo de imigrante narrado na história é aquele que possui um diploma de ensino superior - às vezes até mais do que isso - mas que trabalha em serviços ditos “não qualificados”, ou seja, em que não é preciso uma formação acadêmica para desempenhar.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais