Nova exposição em Lisboa terá obras de artistas brasileiros

Nova exposição em Lisboa terá obras de artistas brasileiros

O projeto "331 Amoreiras em Metamorfose" será inaugurado na próxima quarta-feira (20) e fica em cartaz até o final do próximo ano. Fernando Marques Penteado e Frida Baranek terão obras expostas.
Publicado a

Texto: Nuno Tibiriçá

A partir da próxima quarta-feira (20), a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, situada na região das Amoreiras, em Lisboa, inaugura o novo projeto "331 Amoreiras em Metamorfose", que decorrerá até 31 de dezembro de 2025. O projeto terá cinco montagens parciais, sendo a primeira intiulada "O Tecido do Mundo". Até o final do próximo ano, alguns artistas brasileiros terão obras expostas na fundação.

A exposição é pensada com uma ampla mostra de 83 artistas portugueses e estrangeiros, contemporâneos ou não de Vieira da Silva (1908 - 1992) e Arpad Szenes (1897 - 1995), cujas obras dialogarão entre elas em um espaço comum. Sob o signo da metamorfose, a extensa programação irá buscar inspiração naquilo que chamam de "pensamento têxtil", conceito característico da portuguesa Maria Helena Vieira da Silva ao longo das décadas de sua produção artística.

Dentre os artistas que terão obras expostas no projeto, estão os brasileiros Fernando Marques Penteado e Frida Baranek. Além disso, estará também exposta a obra Rua do Ouvidor, uma pintura feita por Viera da Silva em 1942 e que representa de forma expressiva as vivências dela e de Arpad no Rio de Janeiro naquela década.

Vale lembrar que a Fundação esteve fechada temporariamente nos últimos tempos e agora, retoma as atividades em forma de celebração do 30º aniversário. Há uma nova identidade visual e uma nova loja no museu, de autoria dos designers portugueses Pedro Falcão e Fernando Brízio, respectivamente.

A primeira exposição, "O Tecido do Mundo", fica em cartaz até o dia 9 de fevereiro. Confira mais detalhes neste link.

331 Amoreiras em Metamorfose

Onde? Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (Praça das Amoreiras nº56/58. Lisboa)

Quando? De 20 de novembro até 31 de dezembro de 2025. Funciona de rerça a domingo, das 10h às 18h. Encerra às segundas e feriados

Preço: 22 e 23 de Novembro (Gratuito para todos); nas próximas semanas, gratuito para todos aos domingos e gratuito para residentes em Lisboa de terças aos sábados. Não residentes pagam €7,50

nuno.tibirica@dn.pt

Leia também

Diário de Notícias
www.dn.pt