Nova exposição em Lisboa terá obras de artistas brasileiros
O projeto "331 Amoreiras em Metamorfose" será inaugurado na próxima quarta-feira (20) e fica em cartaz até o final do próximo ano. Fernando Marques Penteado e Frida Baranek terão obras expostas.
Texto: Nuno Tibiriçá
A partir da próxima quarta-feira (20), a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, situada na região das Amoreiras, em Lisboa, inaugura o novo projeto "331 Amoreiras em Metamorfose", que decorrerá até 31 de dezembro de 2025. O projeto terá cinco montagens parciais, sendo a primeira intiulada "O Tecido do Mundo". Até o final do próximo ano, alguns artistas brasileiros terão obras expostas na fundação.
A exposição é pensada com uma ampla mostra de 83 artistas portugueses e estrangeiros, contemporâneos ou não de Vieira da Silva (1908 - 1992) e Arpad Szenes (1897 - 1995), cujas obras dialogarão entre elas em um espaço comum. Sob o signo da metamorfose, a extensa programação irá buscar inspiração naquilo que chamam de "pensamento têxtil", conceito característico da portuguesa Maria Helena Vieira da Silva ao longo das décadas de sua produção artística.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Dentre os artistas que terão obras expostas no projeto, estão os brasileiros Fernando Marques Penteado e Frida Baranek. Além disso, estará também exposta a obra Rua do Ouvidor, uma pintura feita por Viera da Silva em 1942 e que representa de forma expressiva as vivências dela e de Arpad no Rio de Janeiro naquela década.
Vale lembrar que a Fundação esteve fechada temporariamente nos últimos tempos e agora, retoma as atividades em forma de celebração do 30º aniversário. Há uma nova identidade visual e uma nova loja no museu, de autoria dos designers portugueses Pedro Falcão e Fernando Brízio, respectivamente.
A primeira exposição, "O Tecido do Mundo", fica em cartaz até o dia 9 de fevereiro. Confira mais detalhes neste link.
331 Amoreiras em Metamorfose
Onde? Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (Praça das Amoreiras nº56/58. Lisboa)
Quando? De 20 de novembro até 31 de dezembro de 2025. Funciona de rerça a domingo, das 10h às 18h. Encerra às segundas e feriados
Preço: 22 e 23 de Novembro (Gratuito para todos); nas próximas semanas, gratuito para todos aos domingos e gratuito para residentes em Lisboa de terças aos sábados. Não residentes pagam €7,50
nuno.tibirica@dn.pt