Noite de festa celebra relações de Brasil e Portugal
O representante do Governo saudou a presença de brasileiros em Portugal em diversas áreas. "São perfeitamente integrados, isso é consensual na sociedade portuguesa".
Texto: Amanda Lima
Fotos: Leonardo Negrão
Um jantar de gala ontem (12) em Lisboa marcou a entrega do prêmio Aproxima Brasil-Portugal, que, pela primeira vez, homenageou 12 pessoas de ambos os países. O objetivo da distinção foi destacar o trabalho de personalidades que promovem a cooperação dos dois povos. Entre os discursos, foi unânime que o momento é, realmente, de aproximação em vários níveis: comercial, cultural, diplomático e político.
O evento foi promovido pela Câmara do Comércio Luso-Brasileira, que escolheu as 12 personalidades homenageadas. "Somos nações irmãs", disse Otacílio Soares, presidente da entidade. No discurso, o empresário anunciou uma novidade: está em fase avançada de negociações uma parceria com a câmara de mediação e arbitragem, que vai auxiliar em possíveis litígios comerciais e aumentando a confiança nos investimentos.
João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia de Portugal, também trouxe novidades no discurso, relacionada com a presença do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Lisboa. O secretário anunciou que está em andamento as tratativas para abertura da estrutura da agência na cidade.
O representante do Governo saudou a presença de brasileiros em Portugal em diversas áreas. "São perfeitamente integrados, isso é consensual na sociedade portuguesa, faz parte desta dinâmica termos brasileiros cá, em especial esta nova geração de brasileiros", ressaltou Ferreira. Ele ainda salientou a importância dos trabalhadores brasileiros e dos investidores do Brasil, destacando que o Governo quer dar "um sinal de confiança" para as relações dos dois países.
Entre os homenageados, Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer, falou de como a representa as relações de Brasil e Portugal na área tecnológica. Já o CEO do Vila Galé Hotéis, Jorge Rebelo de Almeida, ressaltou que a cooperação também precisa passar pela cultura, citando versos da música Samba da Bênção, de Vinícus de Moraes.
Rijarda Aristóteles, presidente do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, afirmou que o prêmio é dedicado a todas as mulheres empreendedoras. Recentemente, o Clube inagurou uma sede própria em Lisboa e a iniciativa global de tornar o português como um idioma oficial de negócios.
Confira abaixo a lista completa de homenageados e fotos do evento
-Estado de Minas Gerais
- Jorge de Melo (Sovena)
- Zeferino Ferreira Costa (Instituto Pernambuco)
- Rijarda Aristóteles (Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa)
- Nuno Guedes Vaz Pires (blue Travel, Gula e Revista de Vinhos)
- Paula Amorim (Galp), Francisco Gomes Neto (OGMA Grupo Embraer)
- Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé), Rubens Menin (Menin Estates)
- Miguel Setas (Grupo CCR)
- Luís Faro Ramos e Raimundo Carreiro (Embaixadores de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, respectivamente)
- Marco Stefanini (Grupo Stefanini)